Deputado pede impeachment de Jerônimo após declaração contra bolsonaristas
Poder Politica

Deputado pede impeachment de Jerônimo após declaração contra bolsonaristas

Após as falas de Jerônimo Rodrigues (PT) contra bolsonaristas na última sexta-feira (2), o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) protocolou um pedido de impeachment contra o governador na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Outros políticos criticaram a declaração do petista.

“Tal manifestação do governador, revestida de nítido conteúdo simbólico e literal de incitação à violência, extrapola os limites da liberdade de expressão, configurando potencial estímulo à eliminação física de opositores políticos”, afirmou Leandro, em entrevista à TV Bahia. O parlamentar alega que Jerônimo atentou contra a ordem constitucional e democrática.

Em seu discurso, durante a entrega do novo colégio estadual Professora Nancy da Rocha Cardoso, no distrito de Soares, em América Dourada, Jerônimo criticou quem votou no ex-presidente, Jair Bolsonaro. O governador sugeriu que os bolsonaristas sejam levadas para a “vala” por uma retroescavadeira.

“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira, bota e leva tudo pra vala”, declarou o petista.

Além do pedido, Leandro de Jesus apresentou um pedido de Notícia de Fato do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e denunciou o governador à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Segundo a presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), o pedido já foi enviado para a procuradoria para demais procedimentos padrão. “Encaminhei para a Procuradoria da casa para que a gente possa responder esse pedido, se vai atender ou não a solicitação do deputado”, disse.

A fala também foi criticada pelo ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Para Neto, a declaração foi uma ofensa não apenas a adversários políticos, mas também aos cidadãos baianos que não votaram no governador.

“A Bahia hoje tem um governador que defende tratar bandidos com amor e carinho, e ao mesmo tempo colocar adversários políticos numa vala. É isso mesmo. Essas são as palavras do governador do PT, Jerônimo Rodrigues. Aliás, é impressionante como essa turma prega uma coisa e faz outra completamente diferente”, disse Neto.

Fonte: Correio24hrs | Foto: Feijão Almeida/GovBA