Deputado Hassan solicita implantação de unidade do Corpo de Bombeiros em Morro do Chapéu
Poder Policia

Deputado Hassan solicita implantação de unidade do Corpo de Bombeiros em Morro do Chapéu

Localizado na Chapada Diamantina, numa região propensa a incêndios florestais, particularmente em períodos de seca, o município de Morro do Chapéu necessita de uma unidade do Corpo de Bombeiros. Com essa preocupação, o deputado municipalista Hassan (PP) protocolou indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), solicitando ao governador Jerônimo Rodrigues e ao comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesini, a instalação de uma unidade da corporação naquele município. O deputado frisa que a unidade mais próxima dos bombeiros está a quase 200 quilômetros de distância, no município de Itaberaba, dificultando respostas emergenciais e atuação preventiva.

O parlamentar argumenta que, além dos riscos de incêndios, a região é suscetível a outros desastres naturais, como enchentes, especialmente em áreas de relevo acentuado. “Portanto, a unidade local estaria em melhor posição para realizar evacuações rápidas e resgates, e prestar primeiros socorros, reduzindo o impacto desses possíveis eventos sobre a população”, diz o deputado frisando ainda que a presença da corporação será um importante fator de segurança e de estímulo ao desenvolvimento socioeconômico local.

Hassan frisa que, com população estimada em 33.594 habitantes e área da unidade territorial de 5.744,969 km² (IBGE, 2022), situado em uma região de grande diversidade geográfica, Morro do Chapéu está em processo de franco desenvolvimento. Destacando-se dentre outras atividades pela produção de uvas viníferas e de vinhos, morangos e tomates, o município é também um destino turístico cada vez mais procurado. Assim, o deputado entende que para apoiar o desenvolvimento sustentável do setor turístico na região, é preciso focar em segurança e proteção, pois “a percepção de segurança entre os visitantes encoraja maior e mais diversificado fluxo turístico, impulsionando a economia local”, analisa.

O deputado cita ainda que Morro do Chapéu realiza várias festividades e eventos que atraem grandes públicos, e é necessário que esses eventos ocorram de forma segura, com planos de resposta a emergências bem estabelecidos e pessoal capacitado para lidar com qualquer eventualidade. Além do mais, a solicitada unidade local poderá desenvolver programas de capacitação destinados à população para a prevenção de incêndios, realização de primeiros socorros e preparação para respostas a desastres, ampliando a resiliência da comunidade frente a situações adversas.

Fonte: Jacobina24hrs | Foto: Euro Amâncio