A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista deu um importante passo na modernização da segurança pública ao implantar, no início deste mês, o projeto “Muralha Digital”. E nessa sexta-feira (17), foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), o Decreto nº 23.531 que institui as funções de cada órgão que integra o Centro de Controle e Operações Municipal (CICC), com ações de segurança, trânsito, transporte coletivo e defesa civil, utilizando soluções tecnológicas avançadas.
Vinculado ao Gabinete Civil, o CICC tem o objetivo de monitorar em tempo real todas as áreas estratégicas do município, por meio de câmeras, sensores e outros dispositivos tecnológicos. A iniciativa integra as ações da Guarda Municipal, do Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans), da Coordenação de Transporte Público e da Defesa Civil, proporcionando suporte operacional em situações de rotina e emergências.
Apesar da integração, cada órgão que compõe o Centro terá suas atribuições específicas. A Guarda Municipal, por exemplo, será responsável por monitorar e responder a incidentes de segurança, enquanto o Simtrans supervisionará o fluxo de trânsito. A Coordenação de Transporte Público se concentrará no monitoramento do sistema de ônibus da cidade e a Defesa Civil atuará na prevenção e resposta a desastres naturais. Essa integração já se mostrou efetiva. A Polícia Militar, por exemplo, já solicitou imagens para solucionar crimes ocorridos neste mês, na cidade.
O Centro de Controle e Operações Municipal, que funciona na Avenida Juracy Magalhães, está equipado com ferramentas tecnológicas de ponta, incluindo sistemas de videomonitoramento de alta definição, sensores de dados em tempo real e softwares de análise. A administração municipal também poderá firmar parcerias com instituições públicas e privadas para ampliar a capacidade operacional do centro. Caberá também à gestão do sistema Muralha Digital, o cumprimento do Plano de Operação Padrão (POP), que será elaborado em até 90 dias após a publicação do decreto.
Tecnologia
O Sistema Muralha Digital de Vitória da Conquista conta com equipamentos monitor de regularidade de situação cadastral de veículos automotores do tipo 1 e 2, sistema de alerta de irregularidades, sistema de processamento e gestão operacional, com capacidade de armazenamento de eventos durante um ano e de vídeo por 30 dias.
São nove equipamentos medidores de velocidade e 50 câmeras de videomonitoramento, colocados em pontos estratégicos e parte desses equipados com a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que lê e identifica placas de veículos, transmitindo essas informações em tempo real à Central de Comando e Controle (CICC), localizada na sede do HUB Conquista, na Avenida Juracy Magalhães.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC