- O ano letivo 2025 começou para os 43.412 alunos matriculados na Rede Municipal de Vitória da Conquista. A movimentação foi grande nas 149 escolas (53 escolas urbanas, 64 rurais e 32 Cmeis e creches conveniadas), com a chegada dos alunos e a programação de acolhimento aos estudantes realizada pelas unidades de ensino.
A equipe da Secretaria Municipal de Educação esteve em várias escolas acompanhando o início das aulas. Uma delas foi a Antônia Cavalcanti, no bairro Cruzeiro, que recebeu a visita do secretário Edgard Larry. Segundo ele, a expectativa é grande nesse início para que tudo esteja dentro do planejado e as aulas transcorram com naturalidade, para que o calendário letivo seja cumprido no prazo estabelecido, sem intercorrências. “É um ano de boas expectativas para que possamos avançar no processo educacional da Rede Municipal de Educação”, disse Larry.
Com 388 alunos matriculados, a Escola Municipal Antônia Cavalcanti da Silva iniciou as aulas com muita expectativa. A diretora Alice Mary Oliveira Silva preparou momentos de interação para os alunos da manhã e da tarde. “Estamos dando as boas-vindas aos alunos com um movimento mais dinâmico. Vamos ter contação de história e um lanche especial na parte da tarde, a fim de proporcionar o melhor ambiente possível para que os alunos se sintam bem acolhidos pela escola. Nossas expectativas para 2025 são as melhores, vamos fazer um ano muito diferente. Vai ser o ano!”, disse.
Aluno do 5º ano, Josafá Brito Sousa retornou muito animado das férias. “Estava com saudades dos amigos, professores, de todos aqui. Achei o prédio da escola muito bom, estou muito feliz. É um momento de várias oportunidades”. O desejo da aluna do 5º ano, Ketley Sofia Dias Costa, é estudar e aprender muito. “Quando crescer vou ser advogada criminalista”. Também aluna do 5º ano, Bárbara Vitória Matos Pereira disse que as férias foram muito boas, inclusive foi à praia. “Agora é hora dos estudos. “Quero estudar, pensar no meu futuro”.
Renata Brito dos Santos, mãe do aluno do 1º ano, Sadraque Brito dos Santos Almeida, acompanhou o filho em seu primeiro dia na Escola. “As férias foram tranquilas. Ele brincou bastante e estava ansioso para estudar. A expectativa é que receba uma boa educação, seja comportado e que aprenda muitas coisas boas. Ele gosta de estudar e aprender. É inteligente”.
Cmei Padre Benedito Soares – A equipe de Coordenação da Educação Infantil da Smed visitou também o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Padre Benedito Soares, neste primeiro dia de aula. A diretora Josiane Portela informou que a recepção aos 204 alunos matriculados neste primeiro dia ocorreu dentro de normalidade. Atividades dinâmicas e brincadeiras recreativas foram realizadas no acolhimento aos alunos.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC