O índice de eleitores que não veem chance de retorno da Ditadura Militar ao Brasil é de 53%. O dado foi divulgado neste domingo (31), data que marca os 60 anos do início do regime no país, pelo Instituto Datafolha.
O número é o maior da série histórica dos últimos dez anos. Os que acreditam nessa possibilidade somam 20% , enquanto 22% acham que há pouco risco de retrocesso democrático.
A pesquisa ouviu 2.022 pessoas em 147 cidades brasileiras, nos dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
O Datafolha fez o questionamento em sete pesquisas até então. Na anterior à atual, realizada em agosto de 2022, 49% acreditavam na impossibilidade de uma nova ditadura, com 25% vendo pouco risco e os mesmos 20%, risco definitivo.
Na última segunda-feira (25), o Metro1 lançou a série Histórias de Resistência, com reportagens sobre baianos que tiveram, de alguma forma, suas vidas modificadas pela Ditadura Militar. Carlinhos Marighella, Diva Santana, Emiliano José, Joviniano Neto, Mariluce Moura, José Carlos e Olival Freire fazem parte da série.
Fonte: M1 | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil