Cursos sobre produção de hortas ajudam empreendedores a replicar os conhecimentos em ações socioambientais
Agricultura Agronegocio

Cursos sobre produção de hortas ajudam empreendedores a replicar os conhecimentos em ações socioambientais

Autor: Embrapa | Foto: Divulgação

Disponibilizar tecnologias envolvendo a produção de hortaliças sempre esteve presente na agenda da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), com cursos bastante concorridos. Um dos exemplos dessa boa receptividade é o curso “Hortas em Pequenos Espaços” oferecido, anualmente, desde 2004 e que recebeu reforço por meio de outras ferramentas, desenvolvidas com igual conteúdo, a exemplo do livro com o mesmo título, lançado em 2012, e que foi seguido por sua versão digital (e-book), em formato e-pub, em 2018.

Em 2020, com a chegada da pandemia, que inviabilizou as aulas presenciais, todas as atividades com esse perfil passaram a ser ofertadas via on-line, e o que parecia ser fator limitante acabou por possibilitar o acesso a um maior número de pessoas. O curso on-line sobre “Hortas em Pequenos Espaços” é um bom exemplo do saldo positivo dessa nova configuração: “Foram abertas três turmas com dez mil vagas cada uma, porém devido à enorme demanda o curso passou a ser oferecido de forma contínua – até agora, tivemos 80.705 inscritos e avaliação de satisfação acima de 70%”, assinala Fernanda Nascimento, da área de Transferência de Tecnologia.

Um dos que marcaram positivamente nesse quesito foi Juarez Martins, que desenvolve o projeto de voluntariado socioambiental “Uma horta em cada porta”, pelo qual ajuda escolas públicas, asilos e creches em comunidades carentes a produzirem hortaliças. “O curso foi muito importante para mim por confirmar algumas técnicas que eu já conhecia e ensinar muitas outras que desconhecia, como nutrição de solo, iluminação, uso racional de água, controle orgânico de pragas e doenças”, avalia Martins, que não deixa passar nenhuma oportunidade para avançar em seus conhecimentos.

“Já fiz o curso de Hortas Pedagógicas, de Compostagem e o das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)”, informa o produtor que, desde janeiro de 2020, vem se dedicando ao Horta Linda, empreendimento comercial criado para prestar consultoria a quem tiver interesse em ter hortas em casa, “uma oportunidade para passar adiante o aprendizado”.

Os cursos apontados pelo empreendedor são oferecidos on-line pela plataforma e-Campo, vitrine de capacitações da Embrapa. Para saber mais, acesse https://www.embrapa.br/e-campo.