Com a proximidade das festividades natalinas, cerca de 15 alunos do Coral Infanto-juvenil do Conservatório Municipal de Música (CMM) participam de ensaios preparatórios para as apresentações de final de ano. Os ensaios acontecem no antigo casarão onde funciona o CMM, localizado na praça Tancredo Neves, e são marcados pela dedicação e entusiasmo dos jovens participantes.
O repertório é formado principalmente por canções de Natal e também o hino a Vitória da Conquista, que foi recentemente inserido na lista. Os alunos, sob a orientação dos professores Bruno Barbosa e Gisele Evangelista, ensaiam todas as quartas-feiras, visando garantir uma interpretação afinada para os eventos agendados em dezembro, com o principal deles, o recital de Natal do CMM, já marcado para acontecer nos dias 5 e 6 de dezembro, no auditório do Cemae.
Segundo o coordenador do Conservatório, Daniel Novais, as aulas são focadas no desenvolvimento da técnica vocal dos alunos. “Estamos formando os jovens para aprender a cantar, começando com a abertura de voz, e depois montamos um repertório para as apresentações. Eles são alunos assíduos e dedicados, preocupados com a afinação e a memorização das letras”, afirmou Daniel.
Uma das alunas, Ana Clara Lima, relata que começou a jornada dela no conservatório como aluna de violão popular e, incentivada pelo professor, começou a participar do canto coral. “Sempre tive essa paixão por cantar, mas nunca tive aulas práticas. Quando entrei aqui, comecei a me aperfeiçoar e a conhecer mais sobre o estilo musical e, desde que comecei, percebi uma evolução muito grande, principalmente porque não tinha contato com aulas de canto antes. O coral tem me ajudado a aprender e a ter maior amplitude de voz, além de controlar a respiração e cantar em diferentes tonalidades”, destacou Ana Clara.
Inclusão e Apoio Especializado
Para garantir um aprendizado inclusivo e de qualidade, o conservatório conta com os serviços pedagógicos, especialmente para alunos que necessitam de cuidados especiais. A responsável pelo planejamento e avaliações é a pedagoga Karine Lima, que observou um aumento na demanda de alunos com deficiência e portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Entendemos que precisávamos capacitar os professores para atender a essas necessidades. Através dos núcleos especializados, conseguimos, então, oferecer capacitações e o apoio necessário para o desenvolvimento dos alunos”, explicou Karine.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC