Coordenadores e gerentes da Smed participam de planejamento estratégico de ações do Programa Educar pra Valer
Educação Poder

Coordenadores e gerentes da Smed participam de planejamento estratégico de ações do Programa Educar pra Valer

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) reuniu no auditório da Faculdade Unex, na tarde desta terça-feira (1º), os coordenadores e gerentes de todos os setores da Smed com o objetivo de planejar as estratégias relacionadas ao Programa Educar pra Valer (EPV) em Vitória da Conquista.

O Educar pra Valer é uma iniciativa da Associação Bem Comum (ABC) com a Fundação Lemann, com o propósito prestar assessoria técnica gratuita aos municípios partícipes para apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão. A partir da experiência pioneira feita no município de Sobral, no Ceará, Vitória da Conquista aderiu ao Programa no ano de 2018. Atualmente, nove municípios baianos estão inscritos no Educar pra Valer.

Com o planejamento feito hoje, a Smed, alinhando as ações entre todos os seus setores, desde a alimentação até o transporte escolar, tem como alvo a melhoria gradativa do serviço de educação prestado no município. Com base nos diagnósticos apresentados, a pretensão é alcançar bons indicadores na avaliação feita pelos Sistemas de Avaliação da Educação Básica em âmbito federal (Saeb) e estadual (Sabe).

O secretário de Educação, Edgard Larry, mencionou a grande contribuição do EPV para o aprimoramento dos processos da Rede Municipal de Educação. “Estamos ratificando essa parceria através da presença de técnicos representantes do EPV, aqui em Vitória da Conquista, com a formação geral para os nossos gestores, nossos professores, e isso é muito importante porque o município depende dos seus processos de desempenho junto às metas estabelecidas pelo Ministério da Educação e é desta forma que nós compreendemos a importância desta parceria”, salientou Larry.

De acordo com o coordenador do Núcleo Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, o objetivo central da reunião é avaliar o desempenho pedagógico dos alunos neste último ano letivo. “Para que possamos pensar nas estratégias e entregar, a todos na escola, as melhores condições para que os alunos aprendam. Então, todos os coordenadores aqui hoje estão sendo chamados porque entendemos que essa é a função primeira da Secretaria de Educação”, destacou Ronilson.

O acompanhamento do programa ocorre durante o ano inteiro, com capacitações voltadas a formadores e professores, que são promovidas pelo Núcleo de Articulação e pela coordenação de implementação do EPV, vinculados à Smed.

Outros municípios

No dia 20 de março, uma dessas capacitações foi promovida pelo Núcleo do EPV de Vitória da Conquista nas dependências da Unex e contou com a participação de profissionais de educação de Vitória da Conquista e dos municípios de Guanambi e Porto Seguro que recentemente aderiram ao Programa.

Na ocasião, a coordenadora de Implementação do EPV, Rosejânia Dias, informou que a proposta é realizar momentos de estudo com formadores da alfabetização, de matemática e da língua portuguesa. “Para qualificar mais o processo formativo que realizam em suas redes e municípios em busca da aprendizagem de nossas crianças”, destacou.

Rosejânia, Edgard e Séfora

Para a articuladora do EPV, do Núcleo Pedagógico da Smed, Séfora Barros, foi um momento de refletir sobre as habilidades prioritárias visando o conteúdo necessário para garantir o aprendizado. “Nosso foco é aprendizagem para todos e todas com suas especificidades, contemplando todas as diversidades que nós temos em nossa rede, para que todos possam evoluir. Uma educação com equidade respeitando as diversidades e as especificidades”, finalizou Séfora.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC