A tarifa de energia elétrica volta a ser cobrada com a sobretaxa da bandeira amarela a partir desta segunda-feira (1°). Com a medida, haverá uma cobrança extra de R$ 1,885 a cada 100 kW/h de consumo de energia. A determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) põe fim aos 26 meses de bandeira verde na conta de luz, que estava sem adição de valores extras desde abril de 2022
A sobretaxa é cobrada quando as usinas termelétricas – que possuem custo maior que as hidrelétricas – passam a operar mais, em decorrência da diminuição no volume de chuvas, como explicou a Aneel em nota.
“Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao inverno com temperaturas superiores à média histórica do período, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, diz um trecho do comunicado.
A Agência Nacional de Energia Elétrica explicou que, apesar dos desastres ocasionados por enchentes no Brasil, as chuvas poderão ficar 50% abaixo da média quando analisado o país como um todo, o que justifica a adoção da bandeira amarela.
Fonte: M1 | | Foto: Divulgação