Na manhã desta segunda-feira (11), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Comitê de Crise, composto pelas diversas secretarias do Governo Municipal, realizou uma inspeção detalhada nas áreas afetadas pelas chuvas desse domingo (10), e intensificou as intervenções emergenciais. Segundo a Defesa Civil, até as 19h30 de ontem, choveu, em média, 57,98 mm.
Limpeza de canais e vias
Entre as ocorrências registradas está o extravasamento do canal Santa Cecília, durante o pico de chuvas, por conta de obstrução na rede provocada por carreamento de entulho. Porém, pelo segundo ano consecutivo, não houve alagamento nas casas vizinhas, e já nas primeiras horas de hoje, uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos se direcionou ao local para fazer a limpeza. Outros servidores da Sesep estão limpando as vias centrais da cidade, da Sifredo Pedral, passando pela Avenida São Geraldo até chegar à Praça Vitor Brito.
“Nós já fizemos o levantamento e começamos hoje a fazer a limpeza do locais afetados. E as nossas equipes estão rodando nos bairros para a gente fazer a programação e ir fazendo a limpeza no município”, disse o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo dos Santos.
Reparos em pavimentos e redes pluviais
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana também identificou algumas áreas que requerem atenção. A Avenida Filipinas sofreu erosão e danos em sarjetas e meios-fios; o loteamento Alto do Panorama teve carreamento de material e erosão; o bairro Zabelê está com uma erosão em área que não tem sarjeta. No bairro Boa Vista houve acúmulo de água em áreas sem meios-fios; no Conveima, houve carreamento de material e na Avenida Frei Benjamim, obstrução de coletas de água. Na Lagoa das Flores, houve erosão e represamento de água.
Para resolver esses problemas, a Seinfra vai implementar as seguintes medida: reparos em sarjetas, meios-fios e recomposição de pavimento em torno do PV na Av. Filipinas; recomposição de trechos com erosão, além de manutenção em pontos críticos no Alto do Panorama; construção de sarjeta no Miro Cairo; instalação de meios-fios e melhoria da drenagem no Boa Vista; limpeza e desobstrução de coletas no Conveima; desobstrução de coletas de água na Av. Frei Benjamim, e dragagem e bombeamento de água no bairro Lagoa das Flores.
“Estamos comprometidos em melhorar a infraestrutura e garantir a segurança da população. Agradecemos a compreensão e colaboração. Nosso próximo passo será a elaboração de um plano de ação, estabelecer um cronograma de reparos e realizar monitoramento contínuo das áreas críticas”, declarou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.
Acolhimento de famílias
Na Lagoa das Flores, devido ao represamento de água, houve alagamento de residências e equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Semdes) estão nesta manhã realizando visitas para verificar eventuais necessidade de atuação da Política de Assistência Social.
Ontem, uma família do loteamento Vila Elisa precisou sair de sua residência e está alojada em casa de familiares. Ainda hoje, a Defesa Civil volta ao local para vistoriar a residência e, nos próximos dias, a Semdes encaminhará a família para serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social.
Além de prejuízos em logradouros públicos, as chuvas também trouxeram danos a estabelecimentos particulares, a exemplo do hipermercado Atacadão e do Shopping Conquista Sul.
Zona Rural
Na Zona Rural, não houve intercorrências provocadas pelas chuvas, com exceção da estrada que liga os distritos de Pradoso e Bate-Pé, por conta das obras que estão sendo executadas pelo Governo do Estado.
Mas, prevendo essa situação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) já tinha aberto duas rotas alternativas pelas localidades de Ribeirão e Cavalo Morto, com acesso ao Iguá e à sede do Município, a fim de garantir a mobilidade da população com toda a segurança.
Podas de galhos
Biblioteca Municipal
As equipes das secretarias do Meio Ambiente (Semma) e da Sesep também atuam na poda de árvores de grande e médio porte. Nesta manhã, uma equipe da Semma esteve na Biblioteca Municipal realizando a poda. No sábado à noite, um galho de árvore caiu na Luís Eduardo Magalhães e ontem, pela manhã, foi retirada. Agentes de Trânsito sinalizaram a via no momento da queda.
Equipes mobilizadas
Já por volta de meio-dia de ontem, uma equipe do Simtrans realizou o bloqueio do trânsito no Panorama, por conta da grande quantidade água que foi direcionada ao canal do Santa Cecília, a fim de evitar acidente.
A Defesa Civil permanece em atividade, realizando operações nas áreas consideradas de risco e atendendo aos chamados da população. Nessa tarefa, além das secretarias de Serviços Públicos (Sesep), Infraestrutura Urbana (Seinfra), Meio Ambiente (Semma), Mobilidade Urbana (Semob), de Desenvolbimeto Rural (SMDR) e Desenvolvimento Social (Semdes), a equipe conta com o apoio da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e de outros setores do Governo Municipal. “Todo o Governo Municipal está envolvido nessa força-tarefa para garantir o bem-estar e segurança da nossa população”, disse o Chefe do Gabinete Civil, Coronel Ivanildo da Silva
“Nossas equipes permanecem de prontidão para atendimento à população, juntamente com as demais secretarias. Em caso de intercorrência, qualquer pessoa pode acionar a Defesa Civil, por meio do 199 ou ou pelo whatsapp (77) 98856-5070”, informa o representante da Defesa Civil, Gabriel Queiroz.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC