Em mais uma edição da Operação Força Total, a 9ª deste ano, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) mobilizou todas as suas unidades para intensificar o policiamento em todo o estado. A mobilização ocorreu em paralelo com as demais Polícias Militares do país, na promoção da segurança da população que transcende divisas.
Ação integrada com a Polícia Civil
As primeiras horas do dia foram marcadas pelo desencadeamento de uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar. Realizada nos bairros de São Cristóvão e Nova Brasília, além dos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari, a operação teve como foco o cumprimento de mandados e o combate a crimes contra a vida, contra o patrimônio e ao tráfico de drogas.
Com a participação de diversas unidades da PM, como os Batalhões de Operações Especiais (Bope), Patamo, Apolo, Gêmeos e de Pronto Emprego Operacional (BPeo), a ação resultou em 18 alvos alcançados (14 pessoas presas e 4 resistentes).
Apreensão na Avenida Bonocô
Ainda pela manhã, o Batalhão Apolo apreendeu três armas de fogo durante uma abordagem na Avenida Mário Leal Ferreira, conhecida como Avenida Bonocô. Uma quadrilha especializada em furtos e roubos de veículos, com crimes recentemente registrados em Stella Maris, Praia do Flamengo e Lauro de Freitas, foi desarticulada.
Com os três suspeitos, além dos revólveres e munições, foi encontrado um bloqueador de GPS veicular, equipamento comumente utilizado em furtos e roubos de automóveis e cargas. Todo o material apreendido foi encaminhado ao DHPP para registro da ocorrência.
Balanço da Operação Força Total
A 9ª edição da Operação Força Total, realizada ontem (18) em todo o território baiano, resultou na apreensão de 35 armas de fogo, na recuperação de 23 veículos com restrição de furto/roubo, no registro de 26 ocorrências com apreensão de drogas e na localização de 15 foragidos da Justiça, além da prisão de 26 pessoas em flagrante.
Esses resultados vão além da dimensão estatística: cada arma retirada de circulação, cada veículo recuperado e cada prisão efetuada refletem o impacto direto do trabalho da tropa na preservação de vidas e na garantia da tranquilidade social. O balanço reforça o papel da PMBA como instituição comprometida com a defesa da sociedade, utilizando inteligência, estratégia e a presença ostensiva para reduzir a criminalidade em toda a Bahia.
Fonte: Ascom/PMBA | Foto: Sd Gisleno/ DCS PMBA