Com previsão de chuvas até domingo, Prefeitura de Vitória da Conquista intensifica medidas preventivas
Clima Dia a Dia

Com previsão de chuvas até domingo, Prefeitura de Vitória da Conquista intensifica medidas preventivas

O município de Vitória da Conquista está inserido na área de alerta amarelo com previsão de chuvas até domingo (12), conforme aviso publicado hoje (6), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A possibilidade de chuva para esta segunda-feira (6), no município, chega a 60%, e o volume previsto é de zero a 3mm.

Segundo o instituto, em toda a área inserida no aviso, onde estão diversos municípios, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h) e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Ainda de acordo com o Inmet, é recomendado que em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, as pessoas devem evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Conforme a Defesa Civil Municipal, embora a previsão de chuva para Vitória da Conquista seja até domingo (12), as chuvas estarão concentradas a partir de sexta-feira (10), quando poderá chover entre 15 e 20mm. No sábado (11) e no domingo (12), a previsão é de chover de 25 a 30mm, em cada um dos dias.

Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil, por meio do 199, ou no WhatsApp (77) 98856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado, no 193.

Medidas preventivas – Enquanto aguarda a chegada das chuvas de verão, o Governo Municipal intensifica as medidas preventivas, para garantir o menor impacto possível. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), por exemplo, tem realizado a limpeza dos canais da cidade, como o canal do Santa Cecília. Com a limpeza, o objetivo é facilitar o escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos. Além disso, a Sesep tem retirado entulhos e outros resíduos descartados de forma indevida na região do Panorama e intensificado mutirões de limpeza com varrição, capina e roçagem em diversos pontos da cidade.

Cuidados com o mosquito da dengue – Com as chuvas típicas do verão, somada às altas temperaturas, os cuidados com a água parada devem ser ainda maiores. Nesta época do ano, o mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, costuma se proliferar com maior intensidade e aumentam os riscos de infestação e de adoecimento das pessoas.

Fonte: Ascom/PMVC | Fotos: Ascom/PMVC