Com mais de 11 casos mensais de intoxicação alimentar, Vitória da Conquista planeja inspeção em abatedouros
Dia a Dia Saúde

Com mais de 11 casos mensais de intoxicação alimentar, Vitória da Conquista planeja inspeção em abatedouros

A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, planeja uma operação de inspeção nos abatedouros de aves e estabelecimentos que comercializam esses produtos no município. A iniciativa, segundo a gestão, é fruto de uma preocupação com os 56 casos de contaminação por alimentos registrados nos últimos cinco meses na cidade – ou seja, mais de 11 notificações mensais.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária (Visa) do município, Maico Mares, a maioria dos casos se deu pelo consumo da carne de frango contaminada. “Nossa preocupação com essa campanha é realmente diminuir os riscos de doença para o consumidor, para que ele não venha a adquirir e consumir produtos sem qualidade sanitária”, explicou.

Conforme a prefeitura, o trabalho nos abatedouros será feito inicialmente por meio da abordagem educativa, com as inspeções. Será dado um prazo de 90 dias para regulamentação, em caso de irregularidades.

Já nas inspeções nos estabelecimentos comerciais, a Visa vai observar se os produtos (frango abatido e subprodutos) são de abatedouros regulamentados e apresentam nota fiscal. Caso contrário, os comerciantes poderão ser notificados e deverão suspender as vendas, além de retirar os produtos no prazo de 72 horas.

Se as recomendações forem descumpridas, a prefeitura informou que os produtos serão apreendidos para descarte e o infrator poderá responder a um processo administrativo (auto de infração), que vai de advertência a multas.

Fonte: Metro1 | Foto: Divulgação/PMVC