O Brasil estreou com goleada na Copa do Mundo Feminina de 2023. Na manhã desta segunda-feira (24), a seleção brasileira aplicou 4 a 0 no Panamá, no estádio Hindmarsh, pela primeira rodada do Grupo F. Ary Borges fez um “hat-trick”, isto é, marcou três gols, e Bia Zaneratto completou o placar elástico.
Com o resultado positivo, o Brasil inicia campanha na liderança do grupo com três pontos, seguida pela França e Jamaica, ambas com um ponto, respectivamente na segunda e terceira posições. O Panamá fecha a chave na lanterna sem nenhum ponto.
O próximo compromisso da seleção feminina será no sábado (29), às 7h no horário de Brasília, no estádio de Brisbane.
O JOGO
O Brasil começou mostrando sua superioridade técnica e já levou perigo ao gol panamenho antes mesmo do relógio completar o primeiro minuto. Após cobrança de escanteio, Bia Zaneratto desviou de cabeça e a goleira Bailey fez a defesa sem muito esforço. Aos três, foi a vez de Debinha cabecear por cima da trave. A seleção feminina seguiu pressionando e criou mais duas oportunidades aos cinco e sete minutos, com Antônia que soltou uma bomba da entrada da área e outra no chute de Zaneratto, após tabela com Ary Borges.
Aos 17 minutos, Debinha quase arrancou o grito de gol da torcida brasileira em cobrança de falta. A bola passou muito perto da trave direita de Bailey.
Ary Borges abre o placar para o Brasil
O Brasil marcou o primeiro gol na Copa do Mundo com Ary Borges aos 18 minutos. Debinha recebeu de Tamires na esquerda, cortou para o meio e descolou cruzamento perfeito para a camisa 17 cabecear e estufar as redes. Brasil 1×0 Panamá
O Brasil queria mais e aos 30 minutos criou outra boa chance com Bia Zaneratto. Em contra-ataque rápido, Debinha serviu a atacante, que dominou mal e a goleira panamenha conseguiu cortar para a linha de fundo. Dois minutos depois, a seleção feminina tomou um susto, mas não foi por causa de um ataque adversário. Debinha sentiu a coxa e caiu no chão. O jogo foi paralisado, mas a atacante se recuperou e levantou. Aos 35, após bola levantada na área, a camisa 9 tentou de bicicleta. Zaneratto ajeitou para Luana, que finalizou da meia-lua obrigando Bailey a fazer grande defesa.
Foto: Thais Magalhães / CBF
Ary Borges amplia para o Brasil
O Brasil chegou ao segundo gol novamente com Ary Borges aos 37 minutos. Tamires disparou pela esquerda e cruzou na medida para a camisa 17 tentar de cabeça, mas Bailey fez a defesa. Ela mesma ficou com a sobra e empurrou para o fundo do gol. Brasil 2×0 Panamá
Foto: Thais Magalhães / CBF
Aos 45 minutos, a seleção feminina ainda tentou marcar o terceiro com Bia Zaneratto aproveitando cruzamento de Tamires, mas Bailey fez a defesa.
Segundo tempo
O Brasil voltou dos vestiários com a mesma formação da etapa inicial. Já o Panamá fez uma modificação durante o intervalo. Hilary Jaén foi substituída por Wendy Natis.
Bia Zaneratto faz o terceiro para o Brasil
A seleção feminina chegou ao terceiro gol com Bia Zaneratto aos dois minutos, em linda jogada. Tamires lançou Debinha na esquerda, que tabelou bonito com Adriana e levantou na área. Ary Borges recebe de frente para o gol e rolou para a camisa 16 finalizar forte e estufar as redes. Brasil 3×0 Panamá
Foto: Thais Magalhães / CBF
Aos 11 minutos, Adriana recebeu na entrada da área e finalizou rasteiro, mas sem direção e a bola foi para fora. No minuto seguinte, o Panamá chutou pela primeira vez na partida. Baltrip-Reyes recebeu na ponta esquerda, cortou para o meio e bateu, mas Lelê segurou firme para fazer a defesa. Aos 18, as panamenhas tentaram de novo, desta vez com Tanner, que recebeu o lançamento em velocidade, mas Lelê saiu para cortar e afastar o perigo. A seleção feminina respondeu aos 20 com Lauren, que desviou na primeira trave e obrigou Bailey a fazer a defesa. Em seguida, aos 21, Kerolin se livrou da marcação e bateu rasteiro, mas mandou para fora.
Ary Borges faz o ‘hat-trick’
O Brasil chegou ao quarto gol com Ary Borges, que anotou um hat-trick, ao fazer seu terceiro na partida, aos 24 minutos. Geyse fez ótimo cruzamento da esquerda e a camisa 17 cabeceou debaixo das pernas da goleira Bailey. Brasil 4×0 Panamá
Foto: Thais Magalhães / CBF
A seleção feminina chegou bem novamente aos 35 minutos. Kerolin tabelou com Gabi Nunes e tocou para Geyse na área. A atacante cortou para o pé direito e finalizou mandando perto da trave panamenha. Aos 50, Duda Sampaio levou bastante perigo ao gol panamenho. Ela recebeu na área e bateu forte, mas bola balançou as redes pelo lado de fora.
FICHA TÉCNICA
Brasil 4×0 Panamá
Copa do Mundo Feminina – 1ª rodada
Local: Estádio de Hindmarsh, em Adelaide (AUS)
Data: 24/07/2023 (segunda-feira)
Horário: 8h no horário de Brasília
Árbitro: Cheryl Foster (WAL)
Assistentes: Michelle O’Neill (IRL) e Franca Overtoom (HOL)
Cartão amarelo: Não houve
Gols: Ary Borges, três vezes, Bia Zaneratto (Brasil)
Brasil: Lelê; Antônia (Bruninha), Lauren, Rafaelle e Tamires; Luana (Duda Sampaio), Ary Borges (Marta), Adriana e Kerolin; Debinha (Geyse) e Bia Zaneratto (Gabi Nunes). Técnica: Pia Sundhage.
Panamá: Bailey; Katerina Castillo, Rosario Vargas (Montenegro), Pinzón, Baltrip-Reyes e Hilary Jaén (Wendy Natis); Quintero (Salazar), Schiandra González, Marta Cox (Lineth Cedeño) e Natalia Mills (Emily Cedeño); Karla Riley (Tanner). Técnico: Nacho Quintana.