Com dois de Gabigol, Fla garante o tricampeonato do Carioca
ESPORTE Esporte e lazer Futebol

Com dois de Gabigol, Fla garante o tricampeonato do Carioca

Autor: Metropoles | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Pode parecer filme repetido, mas acredite, não é. Pela terceira temporada seguida o Flamengo garante a taça do Campeonato Carioca, a segunda em cima do Fluminense. A partida foi marcada por muita tensão, reclamações e faltas.

Só que além de muita discussão, teve gol de Gabigol. Dois no fim do primeiro tempo para garantir uma tranquilidade ao Rubro-Negro. O primeiro foi de pênalti, já aos 43 da primeira etapa. O segundo veio após passe de Filipe Luís, Gabi chutou forte no contrapé do goleiro e aumentou a vantagem nos acréscimos.

O Flu reagiu no segundo tempo, e logo aos três minutos o VAR indicou pênalti de Rodrigo Caio em Caio Paulista. Fred bateu bem e diminuiu. A equipe comandada por Roger Machado cresceu e passou a dominar a partida. Como resposta Rogério Ceni mexeu no time. E foi com quem veio do banco que o terceiro gol saiu.

Poucos minutos após as substituições, Pedro e Vitinho trocaram passes. Pedro chutou, o goleiro rebateu e João Gomes decretou a vitória e o título para o Flamengo. Tricampeão do Carioca.

Primeiro tempo

Como era o esperado, o jogo começou tenso e muito estudado. O histórico recente dos embates entre os dois times foi levado mais uma vez para dentro de campo. Nervosos, os jogadores das duas equipes reclamavam com a arbitragem por cada vantagem dada ao adversário.

Em termos de bola rolando, a primeira chance mais clara aconteceu somente 13 minutos, quando Gabigol pegou uma sobra de bola, chutou de primeira e obrigou o goleiro Marcos Felipe a fazer a defesa.

Depois disso, o Flamengo passou a dominar a partida. Mesmo sem criar chances muito perigosas, o Mengão passou a controlar a partida. Bem colocada, a defesa do Flu impedia as principais tentativas do rival.

O Rubro-Negro bombardeou o adversário com cobranças de faltas e escanteios, todas rebatidas pela defesa do Tricolor. Apesar do maior volume a marcação do Fluminense obrigava o Fla a recorrer aos cruzamentos na área, o que dificilmente se tornavam jogadas de perigo.

Quando tentava avançar, a defesa do Flamengo brecava o ímpeto do Tricolor que não conseguia passar da intermediária.

A partida parecia sem muitas alternativas, até que aos 43 minutos Gabigol lançou Arrascaeta, que entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Marcos Felipe. O juiz marcou pênalti. Gabi bateu no alto sem chances de defesa e abriu o placar. Era a deixa que Mengão precisava.

Três minutos depois, aos 46, após boa troca de passes,Filipe Luís tocou para Gabigol que chutou cruzado e ampliou o placar. 2 x 0 Fla no primeiro tempo.

Segundo tempo

Aos que acharam que o Fluminense se deu por vencido, se enganram. O Tricolor iniciou a segunda etapa tomando a iniciativa e logo aos três minutos Rodrigo Caio derrubou Caio Paulista na área. O VAR chamou, o pênalti foi marcado e Fred descontou para o Flu.

O gol animou o Tricolor, que passou a comandar as ações ofensivas, incomodando a zaga do Flamengo e obrigando Gabriel Batista a fazer algumas defesas.

Por volta dos 20 minutos, ao notar o perigo crescente, o Flamengo tentou voltar a controlar a partida e evitar o empate. O Fluminense insistia de todas as formas possíveis. Nenê saiu para a entrada de Cazares que virou o homem das bolas paradas, levando preocupação para os flamenguistas.

O Flu parecia estar perto do gol até que Rogério Ceni resolveu mexer no time. Pedro entrou no lugar de Gabigol, Vitinho na vaga de Arrascaeta e João Gomes substituindo Gerson. Pedro e Vitinho trocaram passes, Pedro chutou para o gol, o goleiro rebateu e João Gomes empurrou para o gol. Era o gol do tri, o gol das substituições de Rogério Ceni.