Clima esquenta da ALBA e deputados batem boca: “Fascista”
Poder Politica

Clima esquenta da ALBA e deputados batem boca: “Fascista”

O clima esquentou na Assembleia Legislativa da Bahia, no final da noite desta quinta-feira (24). Os deputados Alan Sanches (União Brasil) e Zé Raimundo (PT) trocaram farpas durante o debate dos precatórios do Fundef. A oposição está obstruindo a votação.

O líder da oposição exigiu o retorno do presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD) para o comando da Mesa Diretora. Zé, que presidia a Mesa, lembrou ao parlamentar que a Casa é formada por presidente, vice-presidente e outros membros.

Alan atacou o parlamentar e o acusou de manobrar em favor do PT para que o texto polêmico seja aprovado. “Fascista”, bradou o deputado Leandro de Jesus (PL). Em seguida, os professores que acompanhavam a sessão pelas galerias também iniciaram um coro com a mesma acusação contra os parlamentares governistas.

O novo projeto de regulamentação prevê, além do pagamento de 60% dos valores dos precatórios do Fundef para os professores da rede estadual de ensino que atuavam no período entre 1998 e 2006 — mínimo obrigado por lei —, mais 30% voltados aos profissionais que integram o quadro do magistério público da Bahia em 2023.

No total, o Governo da Bahia vai direcionar 90% dos valores dos precatórios do Fundef para os professores, sendo 30% a mais do que o estabelecido no projeto inicial. Porém, as entidades de classe que representam a categoria protestam, pois entendem que a gestão estadual deve ao magistério também o pagamento de juros e correção monetária, devido ao período que se passou entre 2006 e 2023.

Fonte: BNews | Foto: Reprodução/TV ALBA