Clima de Tensão: Após desocupação, moradores do Terra Nobre retornam ao local e policiamento é reforçado pela Prefeitura
Conquista e Região Policia

Clima de Tensão: Após desocupação, moradores do Terra Nobre retornam ao local e policiamento é reforçado pela Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista utilizou tratores para derrubar barracos e desocupar o assentamento Terra Nobre, localizado no loteamento Alto da Universidade.

Na noite desta quinta-feira (10), o clima esquentou no terreno, acirrando a disputa entre os ocupantes e a Prefeitura. O Blog foi informado de que os moradores do assentamento tentaram invadir o local, a fim de resistir à desocupação perpetrada pela Prefeitura.

No entanto, várias guarnições da Guarda Municipal foram acionadas e estão no loca a fim de conter ações dos movimentos que estão se mobilizando.

Informações apuradas pelo Blog do Sena indicam que a reivindicação do espaço está sendo articulada por movimentos por moradia da cidade, sindicatos e militantes. O terreno ocupado pelo assentamento Terra Nobre pertence à Prefeitura.

O advogado que representa as famílias do acampamento, Erick Silveira, relatou que uma reunião com a Prefeitura foi realizada em 2021 em que acordos foram firmados, mas não estão sendo cumpridos.

“Ano passado, tivemos uma reunião oficial com o representante do município de Vitória da Conquista em que acordamos que, para que o despejo fosse realizado, a prefeitura daria, primeiramente, um comunicado para as lideranças da ocupação do Acampamento Terra Nobre. Posteriormente, alocaria as famílias que estão aqui em busca de uma moradia digna, em busca do desenvolvimento da agricultura familiar”, comentou.

De acordo com Silveira, o caso é acompanhado pela Defensoria Pública de Vitória da Conquista e há uma ação de manutenção de posse desde o ano passado. E que, por isso, não existe ordem de despejo que autorize a derrubada das casas.

Fonte: Blog do Sena | Foto: Divulgação