Na última quarta-feira (17), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebeu 27 pássaros silvestres apreendidos em uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Entre as espécies apreendidas, constam 17 coleirinhos, um canário da terra e nove papa-capins.
Também no dia 17, o serviço recebeu uma raposa-do-campo, da espécie Lycalopex Vetulus. O animal foi resgatado pelo grupamento Gama, da Guarda Municipal, na região da Pedra Branca. O resgate foi feito sem que houvesse ferimentos, nem para o animal, nem para os membros da equipe do Gama.
Segundo o Gama, esse tipo de animal faz parte da fauna silvestre local e, frequentemente, pode ser visto em áreas rurais e próximo a residências. Entre os motivos, pode haver busca por alimentos, abrigo ou fuga de predadores. Assim como ocorre com todos os animais que chegam ao Cetas, a raposa receberá os cuidados necessários e, em seguida, será devolvida à natureza.

Bugio-preto
Já nesta quinta-feira (18), a equipe do Cetas registrou a chegada de um primata da espécie Bugio-preto, apreendido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na região da Chapada Diamantina.
Segundo o veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, os animais estavam maltratados, sujos e deprimidos. “Quando chegaram aqui, a gente fez uma triagem e os separou em lotes, para que pudéssemos fazer os procedimentos de rotina, com medicação, comida e água. Esses animais estão em recuperação”, informou Aderbal.
- Ana Cláudia
- Aderbal
A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, ressalta que o trabalho do Cetas possui reconhecimento da população e dos órgãos ambientais. “É uma equipe muito capacitada, que presta um serviço maravilhoso. É um dos poucos centros de triagem mantidos por uma Prefeitura e é fundamental na proteção do nosso bioma”, salienta.

CETAS
Com 25 anos de história e mais de 80 mil animais acolhidos, o Cetas é referência nacional da proteção da fauna, pela recepção e tratamento de espécies oriundas de vários locais do país. Colaborar com o Cetas e com a biodiversidade local é simples: não adquira animais silvestres como se fossem pets, evite o consumo de carne de caça e denuncie qualquer criação irregular de animais silvestres. Para isso, entre em contato com o Cetas através do telefone (77) 3423-2247 ou do e-mail [email protected]. A equipe fará o resgate do animal e fornecerá os cuidados necessários.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC