Centro de Atenção Municipal Covid-19 passa a funcionar 24 horas
Conquista e Região Corona Vírus

Centro de Atenção Municipal Covid-19 passa a funcionar 24 horas

Autor: Blog do Leo Santos | Foto: Divulgação

Mais um reforço na luta contra o coronavírus! Nessa quinta-feira (16), o Centro de Atenção Municipal Covid-19 passou a funcionar 24h por dia para atender aos pacientes notificados com suspeita ou confirmação, que necessitem de assistência médica.

Por meio de Edital de Chamamento Público de Caráter Emergencial, a Prefeitura fez a contratação de mais profissionais para atuar em horários escalados no Centro de Atenção, que hoje conta com uma equipe formada por 18 médicos, nove enfermeiros, 10 técnicos em enfermagem, 10 servidores para higienização, quatro agentes de portaria, quatro auxiliares administrativos e 10 condutores.

O coordenador do Centro, Felipe Bittencourt, explica que “com essa estrutura, conseguimos atender aos munícipes de Vitória da Conquista por 24 horas. São 21 leitos, sendo 18 clínicos e três de estabilização na sala vermelha, disponíveis no Centro e com a regulação de entrada através da triagem feita pelas Unidades Básicas de Saúde e pelo Call Center”.

Ainda de acordo com o coordenador, o Centro foi uma das estruturas criadas pela Prefeitura logo quando foi adotada a quarentena, e essa estratégia foi adotada justamente para que o município pudesse se estruturar antecipadamente. “A Prefeitura fez contratos com hospitais da cidade para contratação de leitos, criou o Call Center, capacitou as unidades de saúde e criou o Centro de Atenção para que pudéssemos dar suporte clínico quando as atividades comerciais voltassem a funcionar ou caso fosse necessário pela proliferação da doença. Então, estamos aqui, prontos para atender a comunidade no que diz respeito ao monitoramento e tratamento da Covid-19”, destaca.

Vale ressaltar que o Centro de Atenção Municipal Covid-19 está funcionando desde o dia 27 de abril e não atende de portas abertas para evitar que pessoas que não estão apresentando síndrome respiratória, ou que estão apresentando outros tipos de sintomas, busquem o serviço e acabem se contaminando de forma cruzada com a Covid-19.