Logo no início da manhã, Thereza Magalhães saiu de casa para levar o cãozinho Bóris para a castração. Ela disse que adotou o animalzinho há cerca de 15 dias e já aproveitou o Castramóvel, pertinho de casa, para fazer o procedimento nesta sexta-feira (31).
“No momento que ele me adotou, eu já tinha em mente que precisava castrar, eu sei que isso gera um impacto muito grande, na qualidade de vida dele, que melhora significativamente. Só que é um custo alto, e então o custo estava fora dos meus planos, tão próximo, né? Mas aí com essa oportunidade eu tive que agarrar com unhas e dentes e vim aqui cedinho, e agora estou aqui com ele castradinho”, disse a tutora, já com o cãozinho após o procedimento.
O Castramóvel continua no bairro Cruzeiro até este sábado (1º). Os tutores devem deixar os animais em jejum de 12 horas de comida e 2 horas de água. Depois da avaliação da equipe veterinária, serão castrados os gatos machos e fêmeas e os cães machos.
- pós o procedimento, as gatas precisam usar a roupa cirúrgica e a recomendação para os machos é o uso do colar elisabetano (proteção pós-cirúrgica). O pós-cirúrgico é de responsabilidade dos tutores, bem como o tratamento descrito pelo médico veterinário, com antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e curativo.
O senhor Francisco Neto também aproveitou o atendimento do Castramóvel para fazer o procedimento no cãozinho Joe, de 12 anos. “Castrei para ele ficar mais calmo porque ele era um pouco agressivo, e também foi pensando na saúde dele”, disse o tutor, após receber as orientações da equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semma).
- “Antes e depois do procedimento, os tutores recebem todas as orientações da nossa equipe da Semma, e estamos mais uma vez aqui no bairro Cruzeiro, hoje e amanhã, levando esse serviço tão importante para o controle populacional de cães e gatos, além da promoção da saúde e bem-estar desses animais. A castração é a melhor forma de proteger nossos animais de diversas doenças, sem contar que com isso, teremos em médio a longo prazo uma diminuição considerável dos animais que são abandonados nas ruas”, disse a secretária Ana Cláudia Passos.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC