Castramóvel atende cães e gatos no bairro Ibirapuera para garantir controle populacional deste animais
Dia a Dia Poder

Castramóvel atende cães e gatos no bairro Ibirapuera para garantir controle populacional deste animais

Neste sábado (13), a Praça Marechal Rondon, no bairro Ibirapuera, recebeu o Castramóvel da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que atendeu cães e gatos com o serviço de castração gratuita. A ação visa principalmente o controle da população de animais de rua e a prevenção de doenças.

Segundo o médico veterinário Pedro Ricardo Massanet, a castração é fundamental para a saúde pública e animal. “A gente sabe que quase 100% dos animais de rua não nasceram na rua, eles acabam na rua por diversos motivos. Com a castração, a gente ajuda a reduzir esta população de animais de rua e consequentemente contribuímos para o bem-estar animal e e também dos humanos”, explicou Ricardo. Antes da cirurgia, os animais passam por uma avaliação física e, se necessário, podem ser encaminhados ao Centro de Atenção à Saúde Animal (Casa) para exames mais detalhados, garantindo a segurança do procedimento.

Moradores da região, como Maria Nilza, tutora de Pinguim, e Romérica Oliveira Rocha Lima, que levou seu cão Luke para castrar, ressaltaram a importância da iniciativa. Maria Nilza destacou que a castração ajuda a reduzir as brigas entre os animais e melhora a qualidade de vida deles, como a saúde da pelagem. “É muito importante castrar. Eu tenho mais três gatos castrados e o pelo fica bonito. A gente cuida e dar ração de gato castrado”, relatou.

Já Romérica, tutora de Luke, um cão de um ano e quatro meses, frisou a questão da gratuidade e acessibilidade. “Facilita muito, porque tem um custo nas clínicas particulares. É muito importante. Quando eu soube que ia ter, eu falei: Essa é a oportunidade. A castração é importante em questão de saúde e para que ele não fuja e acabe aumentando a população de rua”, disse.

O vereador Ricardo Babão também esteve presente na ação e parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. Ele destacou que a ação atende a uma demanda da comunidade e beneficia não apenas o Ibirapuera, mas também bairros vizinhos, como Aparecida e Bruno Bacelar. “Divulgamos nas redes sociais e as pessoas já estavam perguntando onde ia ser. Graças a Deus, as pessoas já vieram e vão continuar vindo”, afirmou o vereador.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC