Os estudantes que utilizam o transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista já podem se cadastrar ou recadastrar no Bilhete Eletrônico Municipal Escolar (Cartão BEM Escolar). A Prefeitura já está emitindo o cartão desde segunda-feira (16).
Até o início da tarde de hoje (18), mais de 200 pessoas já haviam comparecido à ATUV, na Travessa Dois de Julho, para atualizar os dados no sistema mantido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). A grande maioria é matriculada na Uesb, cujos cartões referentes ao ano letivo anterior perderam a validade justamente no dia 16.
“O movimento está sendo tranquilo nesses primeiros momentos, principalmente com o pessoal da Uesb, que estava com os cartões vencidos. Mas, no decorrer dos próximos meses, o movimento tende a crescer um pouco”, observa o gerente de atendimento da ATUV, Vinícius Brito.
As diversas instituições estabeleceram datas diferentes para a validade dos cartões de seus alunos. Algumas faculdades e cursos técnicos da rede privada estipularam o limite para 20 de fevereiro. Já para os alunos das redes municipal, estadual e federal, os cartões valem até 31 de março.
Estudante precisa comparecer a um posto da ATUV com originais e cópias do CPF, do RG e de um comprovante de residência recente
De acordo com a Coordenação de Transporte Público da Semob, existem no município cerca de 20 mil cartões ativos, que permitem aos estudantes pagarem metade do valor da passagem de ônibus.
Documentos necessários
Para fazer o recadastramento ou para se cadastrar pela primeira vez, as instituições é que enviam à ATUV as listas com os nomes dos estudantes matriculados. Os estudantes devem comparecer aos postos de atendimento, munidos de originais e cópias do RG, do CPF e de um comprovante de residência recente, que pode ser uma conta de água, luz ou telefone, em nome do estudante ou de algum responsável, e que tenha sido emitida há, no máximo, 90 dias.
Assim que o nome do estudante é identificado na lista enviada pela instituição de ensino, os atendentes fazem o cadastramento e a fotografia. Se for a primeira solicitação, o cartão é entregue em até três dias, já pronto para uso.
Existem as opções de fazer o recadastramento ou o primeiro cadastro de forma on-line por meio do site da ATUV, ou ainda através do aplicativo ATUV/SIT, que pode ser baixado pela PlayStore em aparelhos que utilizam o sistema Android. Mesmo nesses casos, o estudante precisa ir pessoalmente à ATUV para que seu cartão seja liberado.
Só podem ser utilizados pelos titulares
O gerente de atendimento da ATUV destaca que os cartões BEM Escolar dispõem de identificação biométrica e só podem ser utilizados pelos titulares. O uso por outras pessoas é ilegal, como estabelece o Decreto nº 22.068. “Somente o estudante pode utilizar o cartão BEM Escolar. Se outra pessoa for detectada utilizando o cartão, ele é cancelado”, adverte Vinícius.
Praticidade e economia
Prestes a iniciar o 8º semestre do curso de Administração na Uesb, a estudante Jeniffer Leal, de 22 anos, providenciou seu recadastramento na tarde de hoje. Assim como os demais usuários do BEM Escolar, ela paga R$ 1,90 pela tarifa de ônibus – até mesmo nas ocasiões em que precisa fazer a integração tarifária. “Economiza bastante para quem é estudante”, diz Jeniffer, que mora no bairro Patagônia.
“A Uesb é distante, então é uma praticidade fazer a integração. Às vezes, a gente perde o horário do ônibus e sai mais tarde. Então, a praticidade sempre é mais relevante”, analisa a estudante.
Onde fazer o cadastramento/recadastramento
O atendimento é feito em qualquer um dos postos de atendimento da ATUV.
– Sede da ATUV
Travessa Dois de Julho, nº 10, Centro
– ATUV Shopping Conquista Sul
Avenida Juracy Magalhães, nº 3340
– ATUV Boulevard Shopping
Avenida Olívia Flores, nº 2500
– ATUV Uesb (a partir de 30 de janeiro)
Atendimento on-line pode ser feito pelo site: www.atuvconquista.com.br
Mais informações podem ser obtidas pelo SAC ATUV, por meio do telefone (77) 3427-9502. Ou pelo perfil da ATV no Instagram.
Fonte: da Redação | Foto: Divulgação