Após oito meses de funcionamento, a unidade móvel Carreta da Saúde encerrou suas atividades em Vitória da Conquista nesta sexta-feira (8). Mas o atendimento da estratégia Saúde Mais Perto continuará com a oferta de consultas no posto fixo do Centro Cultural Glauber Rocha e com os serviços de radiografia e ultrassonografia, de forma itinerante.
De 8 de março a 8 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou aproximadamente 68 mil atendimentos. A unidade passou por 34 localidades das zonas Urbana e Rural, realizando atendimentos a partir de agendamentos feitos pelas equipes de saúde de cada localidade, priorizando os casos de demanda reprimida, mas também acolhendo pacientes que buscaram a unidade sem agendamento prévio.
Por meio dessa estratégia, a população contou com exames de mamografia, ultrassons, eletrocardiograma e radiografias, além de consultas médicas nas áreas de cardiologia, urologia, mastologia, ginecologia, oftalmologia, clínica geral, entre outras especialidades. Além da carreta, a estratégia de saúde itinerante também conta com um posto fixo no Centro Cultural Glauber Rocha e a oferta de ultrassonografias itinerantes nas unidades de saúde.
“Importante ressaltar que, neste momento, a única atividade que será encerrada é a da carreta. Nós continuaremos essas ofertas da carreta com os nossos prestadores contratados. Lembrando sempre à população que o atendimento é realizado por meio de agendamento via Central de Marcação de Consultas”, explica a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron.
Fernanda também destaca que a estratégia cumpriu seu objetivo principal de reduzir a demanda reprimida e facilitar o acesso da população a exames médicos: “Tivemos momentos significativos como os atendimentos à população da Zona Rural, onde pudemos levar pela primeira vez para os distritos rurais o atendimento de mamografia e ultrassonografia in loco. E também a campanha do Outubro Rosa, com mais de mil mamografias realizadas”.
Resultados
As imagens impressas de raio-X, realizadas pela Unidade Móvel de Saúde, são entregues ao paciente na mesma hora em que os exames são realizados. Sobre o laudo do exame, o usuário é orientado a procurar a recepção do mutirão no Centro Cultural Glauber Rocha, portando RG, sete dias úteis depois, caso seja morador da Zona Urbana. Já nos exames realizados na Zona Rural, os resultados são encaminhados, via malote, pela Atenção Básica, para a unidade de saúde de referência de cada paciente, a fim de evitar o deslocamento e facilitar o acesso.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC