Caravana da Juventude: Prefeitura e Uninassau ofereceram serviços gratuitos à população na Praça Nove de Novembro
Poder Saúde

Caravana da Juventude: Prefeitura e Uninassau ofereceram serviços gratuitos à população na Praça Nove de Novembro

A Praça Nove Novembro recebeu, neste sábado (8), a Caravana da Juventude, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Coordenação da Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Uninassau. A atividade teve como objetivo integrar comunidade e meio acadêmico, estimulando jovens no exercício das suas profissões e beneficiando a população de Vitória da Conquista.

No local, estudantes das áreas de saúde da universidade atenderam a população com serviços de estética, fisioterapia, orientação jurídica, educação, saúde bucal, teste de glicemia e pressão arterial. Já a Coordenação da Juventude emitiu a carteira ID Jovem, benefício que oferece vantagens a jovens de baixa renda, a exemplo da meia-entrada em eventos e gratuidade ou desconto em viagens interestaduais.

“A Caravana da Juventude tem como objetivo fazer com que os jovens conquistenses, principalmente os universitários, se coloquem a serviço da comunidade. A gente une a experiência que eles estão buscando dentro das suas faculdades com a possibilidade de estarem próximo ao povo para colocar essa experiência em prática”, explicou o coordenador municipal da Juventude, Luiz Augusto Cardoso. Ainda de acordo com ele, a caravana deste sábado abre o calendário de ações em agosto, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Juventude.

O diretor da Uninassau, Davison Martins, disse que essa é uma das muitas parcerias da universidade com a Prefeitura de Vitória da Conquista. “É um processo muito importante para a gente poder trazer para a cidade os atendimentos e serviços gratuitos realizados por nossos estudantes. Dividir um pouquinho do que eles vêm aprendendo em sala de aula, de forma boa, de qualidade”, afirmou o diretor.

Quem gostou da iniciativa foi a dona de casa Eliana de Jesus Silva. Acompanhada da sua mãe e sobrinho, ela esteve na praça para passar por alguns serviços. “É uma oportunidade boa porque a gente sempre tá precisando tirar uma dúvida de saúde. Hoje mesmo eu estou com a minha mãe, que está precisando aferir a pressão, porque ela tem pressão alta, e o meu sobrinho pra ver como anda a saúde bucal dele. Aqui facilita muito”, disse Eliana, moradora do Alto Maron.

Dividindo os conhecimentos aprendidos em sala de aula, o estudante do segundo período de Fisioterapia, Alan Vasconcelos, gostou da ação. “É muito importante para a gente porque, às vezes, só a parte teórica não possibilita a vivência necessária, e quando a gente realiza esse tipo de ação, de atendimento à comunidade, agrega muito ao nosso conhecimento. O nosso objetivo é esse: causar impacto positivo na vida das pessoas”, afirmou o estudante.

A equipe do Simtrans também participou da ação com atividades educativas de orientação no trânsito.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC