Candidato do PSOL ao governo da Bahia se diz vítima de ataques racistas nas redes sociais
Justiça Racismo

Candidato do PSOL ao governo da Bahia se diz vítima de ataques racistas nas redes sociais

Através de um comentário postado na rede social de um jornal local, o leitor tece comentário de teor racista, ironiza o cabelo crespo do candidato e associa a imagem do psolista à loucura

O pré-candidato ao Governo da Bahia do PSOL, Kleber Rosa, afirmou nessa quarta-feira (23) ter sofrido um ataque racista em uma postagem do instagram onde é anunciada a candidatura do professor ao Palácio de Ondina. Através de um comentário postado na rede social de um jornal local, o leitor tece comentário de teor racista, ironiza o cabelo crespo do candidato e associa a imagem do psolista à loucura.

“Não sabe nem pentear o próprio cabelo e vai ser governador, pode internar que tá é doido”, diz o comentário.

Rosa expôs o comentário em seu instagram. Segundo ele, para debater o quanto o racismo é intolerante com quem tenta sair do lugar “reservado” aos negros.

“Trata-se de uma postagem com ofensa racial que faz uma crítica ao meu cabelo que é uma demarcação forte da minha identidade negra e associa minha imagem à loucura desqualificando a minha possibilidade de uma pretensão eleitoral. Como se essa imagem negra não tivesse legitimidade para estar nesse espaço de disputa, de governar o estado”, analisa Rosa.

“Seremos totalmente intolerantes a qualquer manifestação racista durante a campanha que tente me desqualificar por ser um homem negro. Qualquer desqualificação em uma perspectiva racista nós não iremos aceitar, inclusive, já estamos estudando com a nossa assessoria jurídica a possibilidade de uma ação que vise responsabilizar o autor do comentário”, alerta o ativista do movimento negro.

Fonte: Metro1 | Foto Divulgação