Campanha aciona TSE contra fake news que associa Lula ao fim do Auxílio Brasil
Eleições 2022 Poder Politica

Campanha aciona TSE contra fake news que associa Lula ao fim do Auxílio Brasil

Diversos perfis que apoiam Bolsonaro também publicaram nas redes sociais que o ex-presidente proibiria a concessão do benefício a quem mora sozinho

A Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula/Alckmin, entrou com uma ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no domingo (09/10), pedindo a remoção de notícias falsas que associam o candidato Luiz Inácio Lula da Silva ao fim do Auxílio Brasil. A Coligação também pede a identificação dos responsáveis pela divulgação da fake news e multa de R$ 25 mil para cada um deles.

Diversos perfis que apoiam o candidato Jair Bolsonaro publicaram nas redes sociais (Facebook, Kwai, Twitter e TikTok) que Lula teria dito que acabaria com o Auxílio Brasil e, além disso, proibiria a concessão do benefício a quem mora sozinho. Várias agências de checagem já comprovaram que se trata de desinformação e grave descontextualizacão.

“Tem-se que a estratégia de desinformação e propagação de fake news empregada emerge com nitidez, conforme se depreende dos elevados números de visualizações. As diversas postagens fazem alusão a um fato sabidamente inverídico, pois o candidato Luiz Inácio Lula da Silva jamais cogitou o fim do Auxílio Brasil. Ao contrário, repisa-se que o ex-presidente Lula pretende manter o valor pago a título de auxílio, apenas buscando priorizar o pagamento a mães solos que são chefes de suas famílias”, afirmam os advogados Angelo Ferraro e Cristiano Zanin Martins.

A Coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é formada pelos partidos PT, PV, PCdoB, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.

Aragão e Ferraro Advogados
Zanin Martins Advogados

Fonte: Lula.com.br | Foto: Divulgação