Brasileiro deputado nos EUA é detido acusado de fraude, lavagem e roubo
Internacional Justiça Poder

Brasileiro deputado nos EUA é detido acusado de fraude, lavagem e roubo

O deputado republicano dos Estados Unidos George Santos, o filho de brasileiros que admitiu ter mentido sobre seu currículo, foi detido nesta quarta-feira (10), informou o Departamento de Justiça norte-americano.

Santos, que responde a 13 acusações na Justiça por fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos, se entregou nesta manhã em um tribunal de Nova York, ainda segundo o Departamento de Justiça norte-americano.

Promotores federais também acusam Santos – que nasceu em Nova York mas é filho de brasileiros e já morou no Rio de Janeiro – de usar dinheiro público e arrecadações de um suposto fundo para despesas pessoais, incluindo comprar roupas de grife.

George Santos, de 34 anos, foi eleito deputado nos EUA em novembro do ano passado. Ele chamou a atenção por ele ser o primeiro republicano abertamente gay a concorrer e conquistar um assento na Câmara de Deputados do país.

Logo após sua eleição, no entanto, o jornal “The New York Times” e outros veículos revelaram que ele havia inventado quase todos os aspectos de sua vida pessoal e profissional, prinicipalmente lugares onde ele estudou e trabalhou nos EUA e detalhes sobre a trajetória de sua mãe.

Santos reconheceu que mentiu, mas minimizou o caso e disse que não renunciaria.

Fonte: G1/TRBN | Foto: Reprodução