O Ministério da Saúde informou que até o momento a quantidade de vacinas contra a dengue disponíveis só é suficiente para imunizar 2,5 milhões de brasileiros, o equivalente a 1,1% da população.
Na segunda-feira (15), o Ministério da Saúde comunicou que seguirá a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para priorizar crianças e adolescentes em idade escolar, de 6 a 16 anos que não tiveram contato com a doença. As faixas consideradas mais vulneráveis à doença são as de idosos e de crianças pequenas.
O número de imunizantes não consegue abarcar todas as pessoas na faixa etária priorizada, que somam 30,5 milhões no país, conforme aferição do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A expectativa é de que a imunização da população comece no próximo mês, mas ainda não há informações sobre como o ministério seguirá nas etapas seguintes. “Ainda não está fechado como vai ser a vacinação. Depende da faixa etária, mas também do Estado ou município mais afetado. Nós vamos estar olhando faixa etária, disponibilidade de vacinas, porque são precisas 10 milhões de doses mais ou menos para vacinar essa população”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Davos, na Suíça, a jornalistas. A citação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Fonte: Metro1 | Foto: Rafael Nedermeyer/Fotos Públicas