Boulos diz que acionará a Justiça contra vídeo de Nikolas Ferreira sobre fiscalização do Pix
Poder Politica

Boulos diz que acionará a Justiça contra vídeo de Nikolas Ferreira sobre fiscalização do Pix

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) informou, nesta quarta-feira (15), que irá acionar a Justiça contra o vídeo publicado nas redes sociais pelo também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), onde ele insinua que o governo do presidente Lula (PT) irá taxar transações feitas através do Pix.

“Estou entrando hoje [15] com ação judicial contra Nikolas Ferreira pelas fake news que espalhou sobre o Pix. Como todo bolsonarista, é um covarde. Fugiu do debate. Vamos ver se agora vai fugir do Oficial de Justiça”, escreveu Boulos na rede social X.

Neste ano, a Receita Federal ampliou a fiscalização sobre transações Pix acima de R$ 5 mil mensais, medida já aplicada a bancos tradicionais e agora estendida a instituições de pagamento. A nova norma tinha como objetivo identificar operações atípicas que possam indicar sonegação de impostos ou lavagem de dinheiro.

No entanto, o deputado federal Nikolas Ferreira publicou um vídeo, que já ultrapassou 100 mil visualizações, afirmando que o Pix poderá ser taxado. Na publicação, ele sugere que o presidente Lula gostaria de taxar os trabalhadores. Contudo, a informação não está de acordo com a realidade da proposta do governo.

Diferentemente do que sugere o deputado, a medida já valia para bancos tradicionais, como Banco do Brasil e Itaú, por exemplo. Agora, a Receita também exige que instituições de pagamento, como Banco Inter e Nubank, informem essas operações.

Após repercussão negativa e uma onda de fake news, o governo federal decidiu recuar e vai revogar a norma. A informação foi confirmada pelo secretário da Receita Federal, Robison Barreirinhas, nesta quarta-feira (15).

Fonte: Metro1 | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados