Mesmo com a vantagem do empate, o Bahia não quis saber de jogar “com o regulamento debaixo do braço” e venceu o Criciúma por 2 x 0 no Estádio Heriberto Hülse (SC), na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (23), o Tigre até tentou se impor nos primeiros minutos e chegou a marcar com Felipe Vizeu, mas o centroavante estava impedido e o gol foi anulado pelo VAR.
Na volta do intervalo, mais duas vezes, o árbitro de vídeo entrou em ação para anular um pênalti e outro tento para o Criciúma. Depois, o Tricolor apostou nos contra-ataques para sair da pressão catarinense e foi recompensado. No fim, Carlos de Pena e Jean Lucas marcaram para fechar o placar e decretar a classificação da equipe baiana para as oitavas do campeonato nacional.
Agora, o Esquadrão aguarda o sorteio do próximo adversário no torneio mata-mata. As datas dos confrontos também serão definidas pela CBF.
No domingo (26), o Bahia terá outra decisão pela frente – o Tricolor encara o CRB pela semifinal da Copa do Nordeste. Jogo único, a bola rola às 18h na Arena Fonte Nova.
O JOGO
Primeiro tempo
Apesar da chuva no Estádio Heriberto Hülse (SC), a partida começou quente – o Criciúma logo se impôs diante do Bahia e tentou “sufocar” a equipe baiana nos primeiros instantes. A partir dos 15 minutos, o Esquadrão equilibrou as ações ofensivas e levou perigo com Thaciano e Cauly. Na sequência, o Tigre balançou as redes com Felipe Vizeu, mas o VAR anulou o gol por impedimento do centroavante. Do outro lado, o Tricolor baiano apostou nos contra-ataques e utilizou bastante as pontas para atacar o time adversário. Apesar da alta rotação, o confronto foi para o intervalo com o placar zerado.
Aos 18 minutos, Thaciano foi até a linha de fundo e quase sem ângulo conseguiu a finalização. Bem posicionado, Gustavo se esticou e mandou a bola para escanteio.
Aos 27, o Bahia saiu em contra-ataque e, com troca de passes rápidos, Thaciano deixou Cauly de cara. Porém, o goleiro catarinense defendeu o chute com o pé e salvou o Criciúma.
Resposta imediata do Tigre! Na sequência, Marcelo Hemes cruzou para a área e Felipe Vizeu se antecipou para completar, mas Marcos Felipe estava atento e dividiu com o centroavante para atrapalhar a finalização.
Aos 37 minutos, Jean Lucas recebeu passe de Cauly em profundidade e tentou o chute, mas Gustavo saiu bem e a bola foi para fora.
Gol anulado! Aos 39, Bolasie avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Felipe Vizeu, que testou firme para o fundo das redes. Porém, o camisa 9 estava impedido e o lance foi anulado pelo VAR.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Criciúma seguiu com o ímpeto ofensivo e, se não fosse o VAR, ia ter uma ótima chance para inaugurar o marcador. Aos 12 minutos, o juiz viu toque de mão de Santi Arias dentro da área e marcou pênalti, mas com a ajuda do árbitro de vídeo, foi constatado que a bola bateu na barriga do lateral. A resposta do Bahia foi rápida com Cauly, porém o goleiro Gustavo evitou o gol. O Tricolor seguiu postado na defesa, apostou nos contra-ataques para sair da pressão catarinense e foi recompensado. No fim, Carlos de Pena e Jean Lucas marcaram para fechar o placar e decretar a classificação da equipe baiana para as oitavas do campeonato nacional.
VAR em ação! Aos 12 minutos, Marcelo Hermes recebeu lançamento na esquerda e, de primeira, tentou o cruzamento na área. Porém, a bola bateu em Santi Arias e o juiz marcou pênalti. Com a ajuda do árbitro de vídeo, foi constatado que a bola resvalou na barriga do lateral-direito e a penalidade foi anulada.
Aos 16, Rafael Ratão foi até a linha de fundo e cruzou para trás. Cauly chegou batendo forte, mas Gustavo defendeu a finalização.
Aos 31 minutos, mais um gol anulado do Criciúma. Matheusinho empurrou para as redes, mas estava em posição irregular e o VAR anulou o lance.
Eder cruzou fechado aos 41 e Allano apareceu na segunda trava para completar. Porém, o camisa 2 não pegou em cheio e mandou para fora.
Gol do Bahia! Aos 42 minutos, Everton Ribeiro avançou pela esquerda e cruzou para a área. A bola desviou na zaga e sobrou para Carlos de Pena, livre, bater no cantinho para abrir o placar em Santa Catarina.
Segundo do Esquadrão! Nos acréscimos, Jean Lucas recebeu passe dentro da área, ajeitou o corpo e finalizou com categoria para decretar a classificação tricolor.
FICHA TÉCNICA
Criciúma 0 x 2 Bahia
Copa do Brasil – Terceira fase (volta)
Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data: 23/05/2023 (quinta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Quarto árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA-RN)
Gols: Carlos de Pena e Jean Lucas (Bahia)
Cartões amarelos: Higor Meritão (Criciúma) / Jean Lucas, Gabriel Xavier e Luciano Juba (Bahia)
Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo ©, Wilker Ángel e Marcelo Hermes (Allano); Higor Meritão, Barreto (Matheusinho), Fellipe Mateus (Ronald) e Marquinhos Gabriel (Eder); Felipe Vizeu (Trauco) e Bolasie. Técnico: Cláudio Tencati
Bahia: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas, Everton Ribeiro © (Carlos de Pena) e Cauly (Oscar Estupiñan); Thaciano (Biel) e Rafael Ratão (Ademir). Técnico: Rogério Ceni
Fonte: M1 | Foto: Tiago Caldas/EC Bahia