Um Censo Nacional realizado pelo Ministério da Saúde em 2024 e publicado na última segunda-feira (30) apresentou informações acerca da infraestrutura e funcionamento das Unidades Básicas de Saúde no Brasil. Na Bahia, o estudo mostrou que há 3,8 unidades para cada 100 mil habitantes.
A pesquisa, acessada pelo BN, mostrou que o estado possui 4.562 estabelecimentos de Atenção Primária à Saúde (APS) que responderam ao censo para uma população de 14.136.417, baseado no Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Destas, 3.807 (9,8%) do total de UBS do tipo Centro de Saúde/Unidade Básica no Brasil pertencem do tipo Centro de saúde/Unidade básica. Já 744 (12,4%) do total de Postos de Saúde no Brasil são do tipo Posto de saúde. Outras 11 (12,4%) do total de Centros de Apoio à Saúde da Família no Brasil são do tipo Centro de apoio à saúde da família. Não houve nenhuma unidade classificada como mista em território baiano.
Na lista de estados, com o maior número de UBSs, a Bahia ocupou a terceira posição, perdendo para São Paulo (4.971) e Minas Gerais (5.622). O estado é líder da região Nordeste com locais do tipo. Segundo o Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (Censo das UBS) de 2024, o estado possui aproximadamente 10,15% do total de Unidades Básicas de Saúde (UBS) analisadas no Brasil.
Na região nordestina, 5.582 UBSs (31,5% do total da região) precisam de reformas. Também no Nordeste, 10.686 UBSs (60,3% do total da região) não precisam ser reformadas. Outras 1.464 UBSs (8,3% do total da região) informaram estar em reforma na região Nordeste.
O levantamento coletou dados relacionados às quantidades desses equipamentos nos estados, estruturas físicas, composição das equipes, categorizações, entre outros.
Conforme o Ministério da Saúde, o Censo das UBS de 2024 foi realizado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS) em parceria com a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O documento acessado pelo Bahia Notícias reuniu cerca de 50 mil estabelecimentos de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). O instrumento de coleta de dados foi disponibilizado eletronicamente no sistema e-Gestor APS. A análise de dados foi realizada em 44.938 UBSs em todo o Brasil.
Fonte: Bahia Noticias | Foto: Imagem Ilustrativa. Betto Jr./Secom