O Bahia vinha inspirado pela classificação na Copa do Brasil, mas não conseguiu voltar a vencer no Brasileirão. O Tricolor baiano ficou no 0 x 0 com o Fortaleza neste sábado (3), na Arena Castelão. A partida abriu a nona rodada do campeonato.
Com o empate, o Bahia ampliou para sete o número de partidas consecutivas sem vencer – cinco delas pelo Campeonato Brasileiro. O objetivo era a reabilitação no torneio nacional, mas o time só somou um ponto – foi a oito na tabela e pode entrar na zona de rebaixamento no fim da rodada. Por enquanto, a equipe aparece na 15ª colocação.
O Bahia volta a entrar em campo às 21h do próximo sábado (10), quando recebe o Cruzeiro na Arena Fonte Nova, pela 10ª rodada da Série A.
O JOGO
Primeiro tempo
Jogo brigado e sem grandes chances de gol no Castelão. O Bahia veio com uma postura mais defensiva para encarar um Fortaleza propositivo dentro de campo. Os primeiros dez minutos foram do time da casa, que trocava passes e oferecia dificuldades para a defesa adversária. Já o Tricolor baiano não conseguiu chegar com efetividade na área do Leão do Pici até os 20 minutos. Depois, o Esquadrão se reorganizou e conseguiu ameaçar nos contra-ataques. A reta final rendeu minutos movimentados, mas pouco criativos. O momento também foi de apreensão com o atacante Guilherme, que saiu de ambulância após trombar com Marcos Felipe.
Aos nove minutos, primeira chegada do Fortaleza. Pochettino cobrou escanteio, Thiago Gallhardo ganhou da marcação do Bahia, mas cabeceou para fora.
O Tricolor baiano só foi ameaçar o adversário aos 20. Em contra-ataque, Everaldo encontrou Thaciano invadindo a área do Forteleza. O meia tocou para Cicinho, mas o lateral não conseguiu finalizar.
Na sequência, Thaciano teve espaço para chutar de fora da área, mas a bola foi forte pela linha de fundo.
Aos 31, Tinga tentou cabeçada frontal dentro da área, após cobrança de escanteio, mas a bola subiu demais.
Sete minutos depois, Ademir cobrou falta por cima da barreira, mas o goleiro do Fortaleza estava bem posicionado para fazer a defesa.
Aos 51, momento dramático. Após primeiros atendimentos no gramado, Guilherme deixou o campo de ambulância. Marcos Felipe saiu da área para afastar perigo e trombou forte com o atacante do Fortaleza.
Segundo tempo
As equipes voltaram do intervalo querendo jogo, com superioridade do Fortaleza nos primeiros minutos. Em três oportunidades importantes, o time da casa chegou muito perto do gol do Bahia. O Tricolor baiano, por outro lado, não conseguiu dar sequência às jogadas e acertar o último passe. Com a saída de Ademir e a pouca proximidade entre os setores, o visitante se limitou a marcar dentro de campo. A equipe baiana sofria, especialmente, com as boas chegadas do Leão do Pici pelo lado direito. As melhores chances do segundo tempo vieram nos acréscimos, mas o gol não saiu. Fim de jogo e tudo igual na Arena Castelão.
Aos dois minutos, Tinga tocou por cima e deixou Pikachu na cara do gol. O atacante pegou muito embaixo da bola e isolou.
Em seguida, Lucero ameaçou duas vezes dentro da área. Na primeira, tentou finalização por cobertura. Depois cabeceou no chão, mas a bola foi para fora.
Thaciano achou Ademir livre na área aos 11. O atacante finalizou, mas João Ricardo fechou o ângulo. Depois, o impedimento foi marcado pela arbitragem.
Aos 38, Thiago Galhardo subiu sozinho na área para cabecear nas mãos de Marcos Felipe. A arbitragem marcou posição irregular do atacante na sequência.
A melhor chance veio aos 47. Cicinho avançou pela direita e cruzou na medida para Vinícius Mingotti, que finalizou de primeira com os pés e tirou tinta da trave.
Aos 49, o Fortaleza pressionou e teve um gol anulado. Zanocelo empurrou para o fundo da rede dentro da área, mas o árbitro marcou impedimento na origem do lance.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 0 x 0 Bahia
Série A – 9ª rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 03/06/2023 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)
Cartões amarelos: Vinícius Zanocelo, Titi (Fortaleza) / Acevedo, Cicinho, Everaldo (Bahia)
Fortaleza: João Ricardo, Tinga ©, Emanuel Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules (Vinícius Zanocelo) e Pochettino (Lucero); Calebe (Silvio Romero), Romarinho (Guilherme) (Yago Pikachu) e Thiago Galhardo. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Bahia: Marcos Felipe, Kanu ©, David Duarte e Vitor Hugo (Gabriel Xavier); Cicinho, Acevedo, Thaciano, Rezende (Diego Rosa) e Ryan; Ademir (Cauly) e Everaldo (Vinicius Mingotti). Técnico: Renato Paiva
Fonte: Metro1 | Foto: Mauricia da Matta