Bahia bate o Nacional e conquista o 1º triunfo fora do Brasil na Libertadores
Esporte e lazer Futebol

Bahia bate o Nacional e conquista o 1º triunfo fora do Brasil na Libertadores

O Bahia conquistou o primeiro triunfo de sua história fora do Brasil na Libertadores. O Esquadrão de Aço bateu o uruguaio Nacional por 1 a 0, no Parque Central, na noite desta quarta-feira (9), pela segunda rodada do Grupo F. Erick Pulga marcou um golaço no segundo tempo para definir o placar.

Com o resultado positivo, o Tricolor somou quatro pontos e vai dormir na liderança da tabela de classificação do Grupo F. O segundo colocado Atlético Nacional, com três, enfrenta o Inter, que é o terceiro com um, nesta quinta (10), às 19h, no Beira-Rio. Ainda sem pontuar, a equipe uruguaia permanece na lanterna da chave.

O Bahia volta a jogar pela Libertadores na próxima quinta (24), às 21h30 no horário de Brasília, contra o Atlético Nacional, na Arena Fonte Nova, pela terceira rodada do Grupo F. Mas antes de pensar no torneio continental, o Tricolor volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde ocupa o 13º lugar na tabela de classificação com dois pontos. No domingo (13), às 16h, também em casa, o time baiano encara o Mirassol, pela terceira jornada.

Primeiro tempo

Os dois times começaram a partida buscando o ataque. A primeira ação foi do Bahia com Erick Pulga assim que a bola começou a rolar. O Nacional respondeu na sequência e assustou o Tricolor. Aos 13 minutos, Jean Lucas ganhou a disputa e chutou para o gol, a bola desviou e foi para fora. Cinco minutos depois foi a vez de Cauly finalizar de longe e ela saiu. O time uruguaio assustou aos 25 na cobrança de falta de Otero que passou pelo lado da meta de Ronaldo. Aos 36 foi a vez de Lucho cobrar a falta com perigo, enquanto Mejía apenas olhou a bola passar pelo lado. Aos 43 Cauly trocou passes com Jean Lucas, driblou e ficou de cara Mejía que abafou bem e impediu a finalização.

Segundo tempo

Jean Lucas desperdiçou boa chance aos três minutos ao dominar a bola, invadir a área, mas finalizou para fora. O time uruguaio assustou ao finalizar com perigo e a bola passou perto do travessão de Ronaldo. No minuto seguinte Vargas arriscou de fora da área e Ronaldo fez a defesa em dois tempos. O Bahia respondeu aos 11 minutos. Everton Ribeiro lançou Arias que mandou para a área. Jean Lucas dominou, mas foi travado por Calione na hora de finalizar. Aos 15 Herazo dominou e bateu de voleio da entrada da área para a defesa de Ronaldo.

Erick Pulga abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o placar com um golaço marcado por Pulga aos 19 minutos. Willian José trocaram passes e a bola chegou em Jean Lucas que acabou perdendo domínio, o camisa ficou com a sobra e acertou uma chapa de curva para estufar as redes. Nacional 0x1 Bahia

Aos 31 minutos, o Tricolor chegou bem no ataque. Ademir cruzou e Cauly tocou de letra, mas a bola passou na frente gol e a defesa uruguaia afastou. O Nacional criou chances, finalizou, mas parou nas defesas de Ronaldo. Aos 46, Nico López recebeu sozinho na intermediária, ajeitou e chutou forte, mas a bola passou pelo lado.

FICHA TÉCNICA
Nacional (URU) 0x1 Bahia
Libertadores – 2ª rodada Grupo F
Local: Parque Central, em Montevidéu (URU)
Data: 09/04/2025 (quarta-feira)
Horário: 19h no horário de Brasília
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade e Facundo Rodriguez (ambos da ARG)
VAR: Silvio Trucco (ARG)
Cartão amarelo: Ancheta, Yonatan Rodríguez, Calione (Nacional) / Jean Lucas, Erick (Bahia)

Gol: Erick Pulga (Bahia)

Nacional: Luis Mejía; Paolo Calione, Sebastián Coates e Julián Millán; Emiliano Ancheta, Christian Oliva (Pereyra), Luciano Boggio (Yonatan Rodríguez), Otero (Recoba) e Gabriel Báez (Villalba); Vargas (Nico López) e Diego Herazo. Técnico: Pablo Peirano.

Bahia: Ronaldo; Arias, David Duarte, Kanu e Luciano Juba; Erick, Jean Lucas (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro (Caio Alexandre); Cauly (Kayky), Erick Pulga (Ademir) e Lucho Rodríguez (Willian José). Técnico: Rogério Ceni.

Fonte: Metro1 | Foto: Letícia Martins/EC Bahia