Até o dia 12, devotos homenageiam Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
Religião

Até o dia 12, devotos homenageiam Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

Homenagens acontecem em pelo menos cinco locais de Salvador e alguns terão transmissão pelas redes sociais

Autor: Correio | Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

O feriada da próxima segunda-feira (12), dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, será marcado por homenagens dos fiéis à santa padroeira do Brasil. Em pelo menos cinco locais de Salvador, incluindo o Santuário dedicado a ela, haverá homenagens à santa, promovidas pelas Arquidiocese de Salvador. Confira as principais e saiba como acompanhar:

Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí)
Com o tema ‘Com Maria, em família, revestir-se da Palavra’, a programação do Santuário, no bairro do Imbuí, já começou no último dia 3 de outubro, com o novenário, e segue até o dia 11. No dia dedicado à padroeira do Brasil (12), haverá uma programação especial com alvorada, às 5h; Ofício de Nossa Senhora, às 5h30; Missas às 6h30, 9h30, 12h e 15h. O ápice dos festejos será a Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Hélio Pereira dos Santos, às 18h.

Ainda como parte dos festejos, haverá uma carreata – em substituição à procissão que acontece todos os anos -, no próximo domingo, dia 11, com início às 9h, saindo do Santuário e passando pela Avenida Luís Viana (Paralela), Dorival Caymmi, Octávio Mangabeira, Rua Arthur Azevêdo Machado (Stiep), Hospital Sarah, retorno para a Avenida Paralela e para o Santuário.

Em razão da pandemia, apenas um número reduzido de fiéis poderá participar, presencialmente, das Celebrações Eucarísticas. Desta forma, quem desejar estar presente deve solicitar os convites, através do site Eventbrite. Para aqueles que não puderem participar presencialmente, toda a programação será transmitida, ao vivo, pelo Instagram (@santuarioaparecidaimbui), Facebook (@santuarioaparecidaimbui) e pelo canal do Santuário no YouTube (Aparecida Imbui).

Capela Nossa Senhora Aparecida (19º Batalhão de Caçadores – 19 BC)
‘Com Maria em família, revestir-se da Palavra’: este é o tema central do tríduo que a Capela Militar Nossa Senhora Aparecida (19º Batalhão de Caçadores – 19 BC) realiza em preparação à festa da Rainha e Padroeira do Brasil. Desta sexta-feira (9) até o dia 11 de outubro, sempre às 19h30, os fiéis acompanham as celebrações que serão presididas pelo padre José Carlos de Freitas, padre Márcio Augusto e frei Giovanni Messias, respectivamente.

No dia dedicado à padroeira, as homenagens começarão às 6h com alvorada festiva e, em seguida, recitação do Ofício da Imaculada Conceição e Santo Terço. Neste dia, as Missas serão celebradas às 7h30 e às 9h. Como parte dos festejos, haverá, ainda, uma carreata com a imagem da Mãe Aparecida, a partir das 10h, que vai percorrer o seguinte trajeto: Capela Nossa Senhora Aparecida (saída), CHOPM1, Horto Bela Vista, Resgate, UNEB, Saboeiro e Capela Nossa Senhora de Aparecida (retorno).

Paróquia Ascensão do Senhor (Centro Administrativo da Bahia – CAB)
Os devotos de Nossa Senhora Aparecida poderão participar, ou acompanhar via rede social, a Missa Solene em honra à Nossa Senhora Aparecida na Paróquia Ascensão do Senhor, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A Celebração Eucarística acontecerá no dia 12 de outubro, às 11h.

Para participar presencialmente, o fiel deve realizar a inscrição no site da paróquia. As vagas são limitadas, em razão da pandemia, mas os fiéis também poderão acompanhar pelo Youtube – para localizar o canal, o internauta deve digitar “Paróquia Ascensão do Senhor” na caixa de busca.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria)
À luz do tema ‘Rainha dos céus, sob a tua guia conduz-nos na festa da vida’, fiéis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Valéria, participam do tríduo em preparação à Festa da Padroeira do Brasil. As Celebrações terão início nesta sexta-feira (9) e seguirão até o dia 11 de outubro, às 19h (1ª noite), 16h (2ª noite) e às 8h (3ª noite), na Igreja da comunidade dedicada à santa. Já no dia festivo, 12 de outubro, os devotos se reunirão no Centro de Evangelização Sagrada Família (CESF), a partir das 9h. Para agendar a participação presencial é necessário entrar em contato pelo telefone (71) 99242-4503 (Deja).

Paróquia São Daniel Comboni (Sussuarana)
Os fiéis da Paróquia São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana, rendem homenagens à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Até o dia 11, às 19h30, acontece o novenário em preparação à Festa da Rainha, que tem como tema principal ‘Com Maria, em família, revista-se da Palavra’.

Para cada noite, os paroquianos são convidados a realizar gestos concretos, por meio de doação de açúcar, feijão, café e óleo. No dia festivo (12), haverá uma carreata, às 7h30, com saída na Igreja Matriz, em direção à Rua ACM. Logo em seguida, às 9h30, os fiéis acompanham a primeira Missa Solene. Já às 17h acontecerá a segunda e última Celebração Eucarística em honra à Padroeira.