Associação de Bares pressiona Comitê Gestor para ampliar funcionamento; entidade sugere estender até às 21 horas
Conquista e Região Corona Vírus Economia Poder

Associação de Bares pressiona Comitê Gestor para ampliar funcionamento; entidade sugere estender até às 21 horas

Autor: SudoesteDigital | Foto: Divulgação

Mesmo com cenário crescente de casos de Covid-19 em Vitória da Conquista e região, que contabiliza 334 mortes e 90% de ocupação nos leitos de UTI, a Associação de Bares, Restaurantes e Atividade Conexas de Vitória da Conquista (Abraccon) acredita que a situação esteja sob controle e pressiona o Comitê Gestor da Prefeitura para a ampliação do funcionamento dos estabelecimentos no município.Embora tenha dado sinais de que deixaria de acatar o decreto estadual, o Comitê Gestor, na contramão da vontade da prefeita em exercício, Sheila Lemos (DEM), ainda não se manifestou. A prefeita interina tem acatado o decreto, após conversas com o governador Rui Costa (PT).

Em nota à imprensa, nesta quarta-feira, 10, a entidade sugere estender o atendimento até às 21 horas. Atualmente o Decreto Estadual define até às 18 horas. Segundo a nota, a associação sustenta que a “persistência do atual nível de medidas restritivas destinadas ao combate contra o coronavírus significa a progressiva falência do setor de restaurantes, bares e atividades conexas”, com um cenário de superendividamento, demissões em massa e erosão da cadeia produtiva. 

Segue a nota. “Por isso, defendemos a flexibilização prudente e ordenada de tais providências, o que se daria a partir de fases gradativas. Num primeiro momento, como mínimo existencial para as empresas do setor, consideramos que seria necessário, já a partir do próximo final de semana (12/03), permitir o funcionamento de todos os estabelecimentos em todos os dias, ao menos até às 21h, incidindo sobre eles todas as medidas de distanciamento necessárias (distância entre mesas, limitação de pessoas por mesa, etc.)”.

A partir da primeira semana de adoção destas medidas, continua a Abraccon, “acreditamos ser viável, por conduto de uma interlocução entre a representação do setor e o Poder Público e considerando uma análise contínua do ambiente sanitário e do sistema de saúde, avaliar progressivamente a flexibilização das demais medidas restritivas de modo a permitir que todos os estabelecimentos possam funcionar de modo sustentável, resguardando a própria sobrevivência e a saúde pública”.

Por fim, a Abraccon diz reiterar a sua disposição para estreitar cada vez mais as linhas de diálogo  e colaboração com a Prefeitura Municipal e todas as autoridades sanitárias, sobretudo com o Comitê Gestor de Crise, “com vistas a encontrar conjuntamente alternativas que viabilizem a superação da atual conjuntura de modo a preservar tanto o setor produtivo quanto a saúde e a vida dos conquistenses.

ATUALIZAÇÃO – Em nota no início da noite a Prefeitura informou que o Comitê de Gestão de Crise para o enfrentamento da Pandemia esteve reunido na tarde desta quarta-feira (10), no Gabinete Civil, para discutir o panorama epidemiológico do coronavírus em Vitória da Conquista, após as medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado.

“À prefeita em exercício, Sheila Lemos, foi apresentada a análise bioestatística da Covid-19 que aponta o cenário da doença no município. A análise demonstra como as medidas de restrição de circulação noturna e de suspensão de atividades não essenciais, seguidas por 90% dos municípios do estado, impacta sob o avanço da Covid-19 em Vitória da Conquista”.

“Durante a reunião ficou estabelecido que o estudo técnico que analisa a situação da pandemia no município será apresentado ao Comitê de Representação Civil e Institucional ainda nesta quinta-feira (11). No encontro será discutido com as entidades as propostas para o enfrentamento da pandemia que o município deverá seguir nos próximos dias”.