Assembleia Legislativa da Bahia cria grupo de trabalho para acompanhar situação da concessionária Via Bahia
Legislativo Poder

Assembleia Legislativa da Bahia cria grupo de trabalho para acompanhar situação da concessionária Via Bahia

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo recebeu nesta terça-feira (4) o presidente da Via Bahia, José Bartolomeu, em uma audiência para prestar esclarecimentos sobre a atuação da concessionária no estado, que é responsável pela administração da BR-324, entre Salvador e Feira de Santana, e da BR-116 até a divisa com Minas Gerais.

Por unanimidade, os deputados aprovaram a criação de um grupo de trabalho responsável por pautar o tema em Brasília, além de convidar a Via Bahia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para uma discussão conjunta dos atuais problemas enfrentados pelos motoristas baianos.

“Queremos que os baianos tenham uma condição diferenciada de trânsito com melhores parques de pedágio, pontes, viadutos e acostamentos. Queremos segurança e qualidade em nossas estradas”, pontuou o presidente da Comissão, deputado Eduardo Salles.

Entre os questionamentos feitos pelos parlamentares estava a manutenção das rodovias pedagiadas, os engarrafamentos constantes enfrentados pelos motoristas, sobretudo no período de festas, além das questões de segurança, como buracos nas estradas, falta de iluminação e manutenção dos acostamentos.

O diretor-presidente da Via Bahia abriu a reunião apresentando um balanço detalhado dos projetos previstos pela concessionária, ouviu as demandas dos deputados e destacou que existe um orçamento de R$8 bilhões, que no momento está represado em função de discussões sobre um reequilíbrio do contrato, para ser aplicado em obras a partir do segundo semestre. “Vamos discutir e repassar esses pontos com a equipe para ver como conseguimos melhorar”, afirmou o presidente José Bartolomeu.

O deputado Eduardo Salles ainda reforçou o papel dos parlamentares em apresentar a insatisfação dos baianos com o serviço, buscando soluções definitivas para esse antigo problema. “Agradeço a presença do presidente aqui e ressalto que é nosso papel, como representantes do povo baiano, cobrar melhorias”, destacou o parlamentar.

Além do presidente da Comissão, participaram da audiência os deputados Fabrício, Bobô, Raimundinho da Jr, Marcinho, Tiago Correia, Penalva, Eures Ribeiro, Hassan e a deputada Cláudia Oliveira.

ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles. Fotos reprodução