O Arraiá da Conquista terá como principais atrações no terceiro dia de festa, nesta quinta-feira (20), os cantores Vitor Mariá, que se apresenta às 19h, Rony Barbosa, às 21h, Nadson Ferinha, às 23h, e Targino Godim que faz sua performance por volta de 1h. Desde a primeira noite, o público se mantém fiel à festa, que segue em paz e com muita animação.
Vitor Mariá
Vitor Mariá é um multiartista baiano, de Itapetinga, cantor, compositor, pesquisador, produtor, multi-instrumentista e diretor de arte. Mariá canta sobre a sua terra com muito sentimento, ele cria poesia a partir de sua história, fazendo forró com influência de música universal. Acompanhado por uma zabumba virtuosa, transborda atitude e alegria. O artista já foi consagrado campeão do maior festival de forró do país, o FENFIT, com sua música “Filha do Vento”. Com 20 anos de carreira e pouco mais de 30 anos de idade, Vitor Mariá já fez e produziu mais de 30 lançamentos entre músicas próprias e clássicos. Vitor está levando o forró para o mundo, na sua primeira turnê pela Europa, se apresentou em Portugal, Espanha e Alemanha.
A festa promete uma noite memorável com a apresentação de Rony Barbosa, o talentoso cantor e acordeonista conquistense. Rony, que carrega no sangue a paixão pela música, inspirou-se desde cedo em seu pai, Onildo Barbosa, conhecido repentista, forrozeiro e comunicador. Quando criança, Rony acompanhava seu pai em shows, o que despertou seu interesse pela música e, em especial, pelo acordeon. A dedicação e o talento de Rony foram evidentes desde o início, e, aos 23 anos, ele lançou seu primeiro CD. Uma das faixas desse álbum, Começou o Forró, se tornou sucesso nas rádios locais, consolidando seu nome no cenário musical. O destaque de sua carreira veio em 2015, quando Rony Barbosa venceu o Festival de Forró, em Vitória da Conquista, com uma de suas composições – Lamento pra Dominguinhos – em parceria com seu pai e seu irmão Cainã Araújo. Seu estilo autêntico e envolvente traz para o público uma mistura de tradição e modernidade.
Nadson Ferinha
Nadson Ferinha começou na música com apenas 11 anos, apresentando-se em regiões locais de Sergipe, seu estado natal. O artista se destaca cantando a versão arrocha de músicas de outros artistas, como Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima, Paula Fernandes, Henrique & Juliano, e Dilsinho. Em 2021, Nadson ganhou destaque nacional com o hit Na Ponta do Pé, de MC Livinho, que fez sucesso nas plataformas de música e nas redes sociais. Em 2023, ganhou o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Brega e Arrocha do Ano, com a música Sinal, em parceria com João Gomes. As músicas mais tocadas de Ferinha são Duas (2023), Cadê Seu Namorado, Moça? (2023) e A Culpa é Nossa (2023).
Pernambucano erradicado em Juazeiro, na Bahia, Targino ficou conhecido como “o sanfoneiro de ouro”. Isso porque a sanfona, amiga inseparável, manuseada por suas mãos ganha vida ao som do mais autêntico forró pé de serra. Consagrado como uma das maiores expressões do forró brasileiro, por onde passa, o artista deixa registrada sua habilidade singular para os acordes da sanfona e faz o público cantar e dançar ao som de canções consagradas como Toca pra nós dois e Esperando na Janela, música que fez tanto sucesso no Brasil e em outros países, que lhe rendeu um Grammy Latino em 2001 e foi a música mais executada no Brasil em 2004.
Arraiá da Conquista 2024 – O arrasta-pé conquistense começou no dia 10 de junho na Praça 9 de Novembro, e se estende até o dia 29 deste mês, contando com a presença de diversas bandas regionais.
No Centro Cultural Glauber Rocha, a festança segue até 22 de junho, com diversas atrações nacionais. Por lá já passaram Elba Ramalho, Liv Moraes, Frank Aguiar, Alcymar Monteiro, Targino Gondim, Alcymar Monteiro, Robertinha, entre outros. O público ainda pode esperar Chambinho, Nando Cordel e Amado Batista.
Na Lagoa das Bateias, a Vila Junina contará com apresentações de trios locais de forró pé-de-serra, às sextas-feiras e aos sábados, de 14 a 29 de junho. Já Zona Rural, os 11 distritos recebem a festa junina nos dias 23 e 24 de junho.
Fonte: Ascom/PMVC | Fotos: Ascom/PMVC