O Arraiá da Conquista chega a sua última noite, no Centro Cultural Glauber Rocha, neste sábado (22), com a apresentação de grandes nomes da música brasileira, como Amado Batista, Chambinho do Acordeon, Xamego Proibido e Erlan Forrozão. Mas calma que a festa por aqui está longe de terminar: o arraiá continua na Zona Rural nos dias 23 e 24, e segue na Praça Nove de Novembro até o próximo dia 29.
Amado Batista
O cantor mais amado do Brasil retorna a Vitória da Conquista para subir ao palco do Arraiá da Conquista e encerrar o último dia de festa por volta de 1h, no Centro Cultural Glauber Rocha. Neste ano, o artista comemora 49 anos de uma trajetória marcada por números impressionantes: mais de 38 milhões de discos vendidos e mais de três bilhões de visualizações em plataformas digitais. O artista já recebeu centenas de prêmios, incluindo 28 discos de ouro, 28 de platina e um de diamante, consolidando-se como um dos músicos de maior sucesso na história da música popular brasileira. Em meados dos anos 1970, Amado Batista inovou ao combinar modas de viola com o estilo da Jovem Guarda, incorporando referências que vão de Elvis Presley aos Beatles. Em quase cinco décadas de carreira, lançou inúmeros sucessos, entre eles, Grande Cantor (1985), Seresteiro da Noite (1985) e Meu ex-amor (1989).
Chambinho do Acordeon
O talentoso acordeonista, cantor, compositor e ator se apresenta a partir de 21h e promete uma performance emocionante, celebrando a herança cultural nordestina e fazendo o público dançar ao som do verdadeiro forró. A carreira de Chambinho ganhou destaque no cinema, onde ele interpretou o lendário Luiz Gonzaga no filme Gonzaga: de Pai para Filho, trazendo à vida a história do Rei do Baião. Atualmente, o artista dedica-se à sua carreira solo, com um repertório que celebra a rica tradição musical do Nordeste, incluindo baião, xote, xaxado e arrasta-pé. Seu CD “Grito de São João” é um tributo ao forró das antigas, apresentando versões regravadas de clássicos como Numa Sala de Reboco/Sabiá, Que nem Jiló, Xote das Meninas e Respeita Januário, composições do eterno Luiz Gonzaga em parceria com outros grandes artistas.
Xamego Proibido
A banda, que é popular entre o público da região há mais de duas décadas, é a primeira atração a se apresentar a partir das 21h. Tocando e recriando o som que faz todo mundo dançar, agregando emoção, diversão e romantismo para o público, os integrande da banda misturam o clássico e o inovador mantendo as raízes do tradicional Pé de Serra e reforçando a cultura nordestina
Erlan Forrozão
O cantor e sanfoneiro conquistense começou sua carreira na adolescência, quando aprendeu a tocar acordeon. Atualmente, segue fazendo sucesso por onde passa com o instrumento, mesclando no seu repertório clássicos do forró e também um pouco de sofrência, arrocha e pizeiro que fazem sucesso em todo país. Erlan se apresenta às 23h.
Arraiá da Conquista 2024 – O arrasta-pé conquistense começou no dia 10 de junho na Praça 9 de Novembro, e se estende até o dia 29 deste mês, contando com a presença de diversas bandas regionais.
No Centro Cultural Glauber Rocha, a festança segue até hoje (22), com diversas atrações nacionais. Por lá já passaram Elba Ramalho, Liv Moraes, Frank Aguiar, Alcymar Monteiro, Nadson Ferinha, Targino Gondim, Alcymar Monteiro, Robertinha, entre outros.
Na Lagoa das Bateias, a Vila Junina contará com apresentações de trios locais de forró pé-de-serra, às sextas-feiras e aos sábados, de 14 a 29 de junho. Já na Zona Rural, os 11 distritos recebem a festa junina nos dias 23 e 24 de junho.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC