Arraiá da Conquista 2025 será realizado na área de eventos do Parque de Exposições Teopompo de Almeida
Cultura Poder

Arraiá da Conquista 2025 será realizado na área de eventos do Parque de Exposições Teopompo de Almeida

Este ano, o Arraiá da Conquista será realizado em novo espaço: no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. A mudança se deu pela necessidade de oferecer mais conforto e segurança à população e aos visitantes, pois o evento ganhou, nos últimos anos, uma proporção muito grande, e o Centro Cultural Glauber Rocha já não comporta mais a quantidade de pessoas presentes, como ocorreu nas últimas edições do evento.

Para se ter uma ideia, em 2024, o Arraiá da Conquista recebeu um público recorde de 25 mil pessoas em uma das noites, e nas demais, a média de público foi de 20 mil. É que o São João de Vitória da Conquista se tornou um dos principais destinos regionais, com projeção nacional, além de ser um importante símbolo cultural para a população da cidade e motivo de orgulho para os conquistenses.

Para a utilização do Parque de Exposições, a Prefeitura de Vitória da Conquista publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (17), o Decreto nº 23.632/ 2025 que declara a necessidade de ocupação temporária do espaço, permitida pelo Artigo 23 da Constituição Federal. Durante esse período, a Prefeitura ficará integralmente responsável pela guarda e administração do Parque de Exposições. Também foi divulgado no Diário Oficial, o Decreto nº 23.633/2025, que institui a Comissão Gestora responsável pela administração da ocupação temporária do Parque de Exposições e dá outras providências.

Compete à Comissão Gestora administrar e conservar o imóvel durante o período de ocupação temporária, assegurando a sua adequada utilização, adotar as providências necessárias à prevenção de danos ao patrimônio particular, supervisionar a instalação da estrutura física e logística do evento “Arraiá da Conquista – Edição 2025″, registrar eventuais ocorrências relativas ao uso do espaço, elaborar relatório circunstanciado ao final da ocupação, informando sobre o estado do imóvel, e encaminhar, em caso de danos constatados, laudo técnico descritivo do valor a ser indenizado ao proprietário.

A Comissão é composta pelo coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno, o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, chefe do Gabinete Civil, Ivanildo da Silva, que atuará na coordenação dos trabalhos, e os secretários municipais de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e de Comunicação, Luiz Fernando Lima.

As movimentações para a festa deste ano já começaram. Na última semana, houve a abertura dos envelopes para habilitação dos interessados no credenciamento de artistas regionais e de intérpretes de Libras para o Arraiá da Conquista 2025, com um total de 124 propostas artísticas apresentadas. As atrações e a programação do evento, em breve, serão divulgadas para a população.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC