O presidente da França, Emmanuel Macron, se posicionou, neste sábado (2), contra a aprovação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Para o líder francês, o acordo não seria bom para nenhuma das partes.
“Sou contra o acordo Mercosul-UE, porque acho que é um acordo completamente contraditório com o que ele está fazendo no Brasil e com o que nós estamos fazendo, porque é um acordo que foi negociado há 20 anos, e que tentamos remendar”, disse em coletiva de imprensa.
A declaração de Macron aconteceu depois de um encontro entre ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois participam da COP 28, nos Emirados Árabes, e tiveram uma reunião bilateral neste sábado (2).
Para o presidente francês, o acordo não leva em conta a biodiversidade e o clima das regiões. “Devemos pensar num acordo que seja muito mais geoestratégico, muito mais consistente com as nossas estratégias e não mexer num acordo à moda antiga. É por isso que não sou a favor deste acordo. Porque hoje não sei como explicar este acordo a um agricultor, a um produtor de aço, a um fabricante de cimento francês ou europeu”, afirmou.
Questionado sobre a posição de Macron, Lula disse que o restante da União Europeia não pensa da mesma forma, mas ele afirmou achar natural que a França tenha essa opção. Já que, segundo o brasileiro, o país tem um histórico protecionista.
Fonte: Metro1 | Foto: Ricardo Stuckert/PR