O pré-candidato presidencial republicano Donald Trump apagou um vídeo publicado em uma rede social que incluía referência a um “Reich unificado”. O uso do termo, frequentemente associado ao regime nazista, gerou duras críticas por parte do comitê de campanha do seu rival, o presidente democrata Joe Biden.
Postado na tarde de segunda-feira (20), o clipe de 30 segundos já não estava mais disponível na plataforma nesta terça-feira (21). O vídeo retratava uma visão positiva para o país caso o ex-presidente derrote Biden na eleição de novembro, apresentando manchetes hipotéticas de jornais sobre uma economia em expansão e uma repressão à imigração na fronteira sul dos EUA.
Em dois momentos, o texto diz: “A força industrial aumentou significativamente… impulsionada pela criação de um Reich unificado”. Nenhuma referência direta aos nazistas é feita no clipe, mas a palavra “Reich” é comumente usada para se referir ao Terceiro Reich, o Estado da Alemanha nazista governado por Adolf Hitler (1933-1945).
Fonte: M1 | Foto: Gage Skidmore/Flickr