Após decisão de Moraes, bolsonaristas recomendam tutorial para driblar bloqueio do Telegram
Empresa Poder

Após decisão de Moraes, bolsonaristas recomendam tutorial para driblar bloqueio do Telegram

Ministro do Supremo fala em multa de R$ 100 mil por dia para quem buscar subterfúgios

Bastou circular a notícia nesta sexta-feira (18) da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) de bloqueio do Telegram para grupos bolsonaristas compartilhar tutoriais para driblar o bloqueio.

O ministro colocou em sua decisão que pessoas que tentarem driblar bloqueios do Telegram estarão sujeitas a sanções civis e criminais, além de multa diária de R$ 100 mil.

O ministro determinou que plataformas e provedores de internet suspendam o funcionamento do aplicativo em todo o Brasil. Operadoras de telefonia foram notificadas e dizem que vão cumprir a ordem até terça (22).

Tutoriais sobre como burlar o bloqueio do Telegram ficaram entre os três temas mais compartilhados no mês de janeiro em grupos e canais de extrema-direita, de acordo com pesquisa de professores das universidades federais da Bahia e Santa Catarina.

Na ordem, o ministro afirma que pessoas e empresas que utilizarem de “subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo Telegram” poderão ser punidas.

Em grupos como “Bolsonaro 2022”, que tem 21,9 mil integrantes, poucos minutos após a decisão de Moraes vir a público, várias mensagens com informações sobre como burlar o bloqueio começaram a circular.

Fonte: Metro1 | Foto: Marcelo Casal Jr / Agencia Brasil