Apesar de decreto, não há data para volta às aulas presenciais na rede estadual, diz SEC
Educação Governo do Estado Poder

Apesar de decreto, não há data para volta às aulas presenciais na rede estadual, diz SEC

Autor: BNoticias | Foto: Divulgação/ GOVBA

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) afirmou nesta quarta-feira (5) que não há data para retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino. Um decreto assinado pelo governador Rui Costa (PT), publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta, permite a volta das atividades nas escolas estaduais em regime híbrido (remoto e presencial) em Salvador (leia sobre o decreto aqui).

Em nota enviada ao Bahia Notícias, a pasta informou que tem monitorado os indicadores da Covid-19 e o avanço na vacinação dos professores e trabalhadores da educação em todo o estado, “para a migração do ensino remoto para o híbrido nas regiões do Estado, envolvendo um maior número de municípios.”

A reportagem também questionou a SEC sobre qual seria o efeito do decreto na prática, já que, apesar da autorização, não há prazo para a volta. O objetivo da pergunta é saber se a norma apenas deixa em aberto a possibilidade da retomada a qualquer momento ou se fixa parâmetros para o retorno – o decreto estabelece que o início do regime presencial se o município chegar a cinco dias consecutivos com 75% de ocupação de leitos de UTI adulto exclusivos para Covid-19.

A assessoria de imprensa da pasta, entretanto, não respondeu a esse questionamento. Encaminhou à reportagem um arquivo em pdf com o decreto que já havia sido enviado pelo governo à imprensa no início da manhã, o mesmo que motivou a dúvida que levou a reportagem a buscar a secretaria.