Al Ahly vence Auckland na estreia do Mundial e avança pela chave do Real
Esporte e lazer Futebol

Al Ahly vence Auckland na estreia do Mundial e avança pela chave do Real

O Al Ahly, do Egito, dominou e venceu o Auckland City, da Nova Zelândia, por 3 a 0, nesta quarta-feira, no jogo que abriu o Mundial de Clubes. As equipes estão na chave do Real Madrid e agora os egípcios avançam para as quartas de final da competição.

Os gols foram de El Shahat, Sherif e Tau. Os dois últimos no segundo tempo, quando o jogo ficou mais aberto para os egípcios.
O próximo adversário será o Seattle Sounders, dos Estados Unidos. O vencedor desse confronto pega o Real Madrid na semifinal, na próxima quarta-feira (8).
O Al Ahly foi vice da Liga dos Campeões da África em 2022 e herdou uma vaga que seria, na verdade, do Wydad Casablanca. Os marroquinos entraram como representantes do país-sede.
Antes da partida, o Estádio Ibn Batouta, em Tânger, foi palco da cerimônia de abertura do Mundial de Clubes. O espetáculo teve referências à cultura marroquina, com pontos turísticos e outros elementos nacionais.
No meio da cerimônia houve uma homenagem ao Rei Pelé. Hoalid Regragui, ex-treinador do Wydad Casablanca e comandante do Marrocos na histórica campanha da Copa do Mundo, foi quem puxou o momento.
Regragui lembrou do Rei e uma projeção enorme de Pelé foi exibida no gramado do estádio. A imagem foi do ídolo brasileiro abraçado a Jairzinho, na comemoração do gol na final da Copa do Mundo de 1970.

Domínio egípcio
O jogo não foi de grande qualidade técnica, comprovando as análises anteriores de que a chave do Real Madrid tem uma previsão de ser a menos complicada.

O Al Ahly começou tendo liberdade com a bola e aproveitando o time muito recuado dos australianos. O Auckland, porém, melhorou ao longo do primeiro tempo e passou a ter melhor saída de bola, complicando a vida dos egípcios. Com superioridade atrás, foram poucas boas oportunidades.

Lento na troca de passos e sem conseguir boas infiltrações, o Al Ahly praticamente não aproveitou a posse de bola e o primeiro tempo ia acabando sem grandes emoções. No entanto, com chute de fora da área os egípcios ficaram na frente.

O Al Ahly voltou a dominar o segundo tempo e teve as melhores chances, mas o jogo melhorou um pouco. Melhor para os egípcios, que marcaram mais duas vezes aproveitando todos os espaços.

O Auckland até teve uma oportunidade, mas pecou na tomada de decisão e apresentou pouco desafio. Mitchell ainda foi expulso no último minuto.

Gols e lances
1×0. El Shahat recebeu na entrada da área aos 46 minutos do primeiro tempo. O meio-campista dominou já girando e arriscou de fora da área. A bola passou entre os jogadores e entrou, abrindo o placar para o Al Ahly.

2×0. Após interceptação no meio do campo, o Al Ahly trocou passes e Sherif recebeu nas costas da zaga para aproveitar a saída do goleiro e marcar. O gol aconteceu aos 10 minutos do segundo tempo.

3×0. Fechando a contagem, o Al Ahly teve uma rápida troca de passes aos 40 minutos do segundo tempo. Percy Tau avançou, Kahraba deu belo toque de calcanhar e o atacante ficou livre para ampliar.

Voltou atrás. No último lance da partida, o árbitro assinalou uma penalidade para o Al Ahly. Após revisão no VAR, a falta foi marcada fora da área, mas Mitchell acabou sendo expulso por forte entrada e uma chegada clara no gol.

Ficha técnica
Al Ahly 3×0 Auckland City

Data e horário: 01de fevereiro de 2023, às 16h (de Brasília)
Estádio: Ibn Batouta, Tânger, Marrocos
Árbitro: Ning Ma (CHI)
Assistentes: Fei Zhou (CHI) e Cheng Zhang (CHI)
VAR: Juan Martínez (ESP)

Cartões amarelos: –

Cartão vermelho: Mitchell (AUC)

Gols: El Shahat (aos 46 minutos do primeiro tempo), Sherif (aos 10 minutos do segundo tempo), Tau (aos 40 minutos do segundo tempo)

Al Ahly: El Shenawy, Hany, Abdelmonem, Metwaly e Maaloul; Dieng, Fathi (Ateya), El Shahat (Taher Mohamed), El Soulia (Afsha) e Abdelkader (Tau); Sherfi (Kahraba). Técnico: Marcel Koller.

Auckland City: Tracey, Murati, Mitchell, Boxall e Lobo (Vale); Den Heijer, Howieson, Garriga, Manickum e Tade (Gillion); De Vries (Kilkolly). Técnico: Albert Riera.

Fonte: Uol Esporte | Foto: Fadel Senna / AFP