A Bahia Farm Show, a mais renomada feira agrícola do Norte e Nordeste, realizada em Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia, é mais do que um simples evento de exposição de máquinas e produtos. É um fórum de discussão sobre as inovações no setor agrícola. No painel de Agricultura Sustentável realizado na quinta-feira (13), o foco foi a Agricultura de Baixo Carbono e ESG (Ambiental, Social e Governança). A plenária contou com a participação de produtores, profissionais do setor público, empresas e estudantes, e foi mediada por Georgina Maynart, jornalista da TV Bahia e apresentadora do programa Bahia Rural.
Participante do painel, o agrônomo e assessor especial da Secretaria da Agricultura da Bahia, Thiago Guedes, entende que a meta mais importante nesse cenário é o setor crescer, aumentar a produtividade, ao mesmo tempo em que preserva as fontes de recursos naturais.
Nesse contexto, a agricultura de baixo carbono nunca foi tão necessária, como foi debatido no painel. Odacil Ranzi, presidente da Aiba e da Bahia Farm Show, destacou que a Aiba é a primeira entidade no Brasil a iniciar discussões sobre esse tema.
O Governo da Bahia, reconhecendo a importância da sustentabilidade, lançou o Plano ABC+, que visa promover práticas agrícolas de baixo carbono. Além disso, as ações de sustentabilidade já em andamento na região contam com o apoio do governo estadual, por meio do Fundeagro e do Prodeagro.
Na região oeste da Bahia, essas ações já estão sendo implementadas há alguns anos. Segundo os produtores rurais, o plantio direto é a principal ação adotada para proteger o solo e garantir uma boa safra. Além disso, a rotação de culturas, a entrega de kits de irrigação aos agricultores do Vale e encontros como o painel de agricultura sustentável são iniciativas importantes para a disseminação de conhecimento e a implementação de práticas sustentáveis no campo.
Uma ação importante já em andamento no oeste da Bahia é a recuperação das nascentes. No encerramento do encontro sobre agricultura sustentável, Júlio Busato e Célio Zuttion receberam o Prêmio Guardião das Nascentes do presidente da Aiba e do presidente da Abapa. Este projeto foi criado pela Abapa e executado com a ajuda da Aiba.
O painel contou com a participação de Carminha Missio, produtora rural e vice-presidente da Federação de Agricultura da Bahia (Faeb); Claudiney Ribeiro, gerente de Negócios do Banco do Brasil; Francimary Maciel, engenheira agrônoma analista na Divisão de Desenvolvimento Rural/DDR-BA; Luiz Pradella, produtor rural e vice-presidente da FEBRAPDP e Thiago Guedes, diretor de Política e Economia Agrícola da Seagri. O evento foi organizado pela Aiba e TV Oeste, afiliada da Rede Globo, e transmitido ao vivo pelo G1 Bahia.
Fonte: Ascom/Seagri | Foto: Ascom/Seagri