Aglomerou? Tá cancelado; Haroldo em Ibicoara desrespeita campanha do TRE
Corona Vírus Eleições Municipais

Aglomerou? Tá cancelado; Haroldo em Ibicoara desrespeita campanha do TRE

Autor: Da Redação | Foto: Tico Oliveira

Neste último final de semana no feriado de finados, dia 02 de Novembro, no município de Ibicoara em plena pandemia e crescente número de casos de pessoas com o Covid-19 na cidade, houve uma grande manifestação popular em praça pública, em favor do candidato a prefeito da oposição Gilmadson Melo, Gil (PSC) o postulante ao executivo municipal se manifestou em carta aberta a população ser terminantemente contra a tais movimentos, solicitando das autoridades municipais que tomem todas as medidas cabíveis para frear a proliferação do vírus, inclusive proibindo as aglomerações. Ele considera impossível conter a manifestação popular mesmo em favor da sua candidatura a prefeitura da cidade as pessoas de verde são manifestantes do seu grupo político, enquanto o grupo do atual prefeito vestia azul no distrito de Cascavel, nesta manifestação o próprio prefeito aparece sem máscara se manifestando junto com a população aglomerada (veja vídeo) durante toda campanha eleitoral o prefeito e candidato a reeleição Haroldo (PSD) promoveu, incentivou e participou de aglomerações, não deixando a população outra alternativa senão se manifestar contra o abandono e descaso vivido na saúde pública municipal.
Estiveram presentes na manifestação da oposição centenas de pessoas (Vestidos de verde) que entoaram em muitos momentos o grito “Eu vim de graça”, para se referir as farras promovidas pelo prefeito patrocinadas com dinheiro público.

As denúncias de aglomerações preocupam a justiça eleitoral que lançou um número do disque aglomerações e a campanha:

Aglomerou? Tá cancelado’ e disque-aglomeração 24 horas
O descumprimento de normas sanitárias durante atos de campanha provocou a segunda apreensão de carro de som em apenas 24 horas de funcionamento do Disque-Aglomeração, lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no último sábado (31).
O disque é um canal exclusivo para denúncias ligadas à concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral no estado e funciona todos os dias, das 9h às 24h, por meio do número (71) 3373-9000.
Ao receber a denúncia, o atendente anotará nome, telefone e CPF do denunciante, além do local do ilícito, e encaminhará os dados para providências imediatas da Juíza Coordenadora do Plano Integrado de Segurança – Eleições 2020.
Após sanção na cidade de Iguaí, no médio sudoeste, a segunda punição ocorreu na 32º Zona Eleitoral, em Nilo Peçanha, município localizado no Baixo Sul baiano, ambas no domingo (1º).
Conforme registros audiovisuais, além de a campanha da candidata Jacqueline Soares de Oliveira (DEM) desobedecer a normas sanitárias, no evento, também ocorreu um “paredão”, sendo um meio de promoção da propaganda irregular. Além da apreensão do carro de som, a candidata, o partido e a respectiva coligação serão notificados para que não voltem a violar as normas. A determinação vale para todos os candidatos.
Para diminuir os riscos de transmissão do Covid-19, partidos, coligações e candidatos devem agir de modo que os atos de propaganda e de campanha atendam integralmente às recomendações estabelecidas pelas autoridades sanitárias, a exemplo do uso de máscaras, limite de público máximo de 100 pessoas por evento, respeitando a distância de um metro e meio entre as pessoas. Este mesmo ato administrativo estabelece que juízes podem exercer o poder de polícia em todos os municípios da Bahia.
AGLOMEROU? TÁ CANCELADO
Com o objetivo de alertar candidatos sobre as regras sanitárias vigentes no estado e evitar a promoção de eventos com aglomerações, o TRE-BA criou a campanha “Aglomerou? Tá cancelado”. A ideia, sugerida por Jatahy Júnior, é difundir entre os que pleiteiam cargos eletivos no poder municipal o entendimento sobre os cuidados necessários à realização de uma eleição em meio à pandemia.
“As eleições vão acontecer para garantir o direito do voto e também a renovação dos mandatos, que devem sempre ser conquistados nas urnas. Entretanto, é preciso respeitar não apenas a legislação eleitoral como as regras sanitárias, para garantir que tudo aconteça com segurança. O candidato que não seguir por aí será cobrado antes de tudo pelos próprios eleitores”, afirma o presidente.