As Polícias Civis da Bahia e de São Paulo deflagraram, na manhã desta quinta-feira (5), a Operação Acauã, com o objetivo de retirar do convívio social investigados ligados a um grupo criminoso com atuação interestadual, responsável por crimes de homicídio e tráfico de drogas. Ao todo, dez suspeitos foram alcançados no município baiano de Condeúba e na cidade paulista de Cotia.
Na Bahia, cinco pessoas, sendo quatro homens, de 44, 38, 25 e 27 anos, e uma mulher, de 25, foram capturadas em Condeúba e tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos pelo crime de associação para o tráfico. Dois suspeitos, identificados como Wilha Vieira de Brito, de 32 anos, e Jonei das Neves Silva, de 41, morreram em confronto com as equipes durante as ações policiais. Três armas de fogo, aparelhos celulares e anotações foram apreendidos durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão.
Já em São Paulo, os policiais civis prenderam dois investigados. Um terceiro suspeito, identificado como Tcharly Santos Silva, morreu após resistir à abordagem policial e efetuar disparos de arma de fogo contra as equipes.
Participaram da operação policiais da Delegacia Territorial de Condeúba, da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista) e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti/Sudoeste), em conjunto com equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de São Paulo.
Todos os suspeitos presos foram encaminhados para unidades policiais, passaram pelos procedimentos de praxe e seguem custodiados, à disposição do Poder Judiciário. O material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia. Os suspeitos permanecem presos à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: Guilherme Santos / Ascom PCBA | Foto: Guilherme Santos / Ascom PCBA

