Projeto Conquistar promovido pela Prefeitura realiza primeira etapa de simulado Pré-Enem
Educação Poder

Projeto Conquistar promovido pela Prefeitura realiza primeira etapa de simulado Pré-Enem

O Projeto Conquistar, curso Pré-Enem oferecido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), realizou, no último sábado (4), a primeira etapa do simulado. Nesta fase, dedicada exclusivamente à redação, os alunos tiveram como tema “Impactos econômicos e sociais do desperdício de alimentos no Brasil”, uma proposta pensada para avaliar a escrita e argumentação dos participantes.

As demais provas acontecem nos dias 18 e 19 de outubro de maneira virtual, por meio da plataforma do Zênite, empresa contratada para o projeto. Os estudantes realizarão as provas objetivas, que contemplam as demais disciplinas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Para isso, os alunos foram previamente cadastrados e receberão um link de acesso no dia para responder às questões.

O simulado seguirá exatamente a estrutura do Enem, com tempo de duração e número de questões semelhantes. A aplicação conta com uma tecnologia exclusiva da empresa contratada, capaz de gerar relatórios completos de desempenho, indicando os pontos que precisam ser aprimorados e até simulando a nota que o estudante teria no exame real. Após a realização da prova, cada participante poderá consultar o resultado detalhado diretamente na plataforma.

Luiz Augusto Cardoso

De acordo com o coordenador da Juventude, Luiz Augusto Cardoso, o objetivo é preparar os alunos para a rotina de prova, estimulando não apenas o conhecimento das áreas, mas também o treino de resistência física e emocional. “O simulado ajuda o estudante a perceber quanto tempo deve gastar em cada questão, como administrar o cansaço e lidar com a pressão do relógio”, explicou.

O estudante Guilherme Cerqueira, do 3º ano do ensino médio, afirmou que enxerga o simulado como um treino indispensável. “Essa prova não testa apenas nosso conhecimento, mas também nossa resistência, então é bom passar por essa experiência antes. Quero chegar no dia do Enem mais preparado”, disse o aluno.

Para Anamaya Lisboa, vestibulanda de Medicina, o tema do simulado foi bem relevante, pois faz parte do cotidiano. “No entanto, tive um pouco de dificuldade na hora de escolher repertórios para desenvolver o texto. Mesmo assim, o simulado me ajudou bastante a ter novas ideias e a me preparar melhor para o dia do exame oficial”, afirmou a estudante.

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro. Até lá, a recomendação dos professores é que os alunos aproveitem os simulados como parte da rotina de estudos, corrijam os erros, e siga com disciplina o seu cronograma de estudo.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC