A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Núcleo Pedagógico, implementou diversas estratégias voltadas ao fortalecimento das atividades pedagógicas com o objetivo de ampliar o engajamento de toda a comunidade escolar (professores, coordenadores, diretores, demais profissionais, além de pais e alunos), para garantir um bom desempenho nas avaliações do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe) e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A avaliação Sabe será aplicada nas escolas do município no período de 6 a 10 de outubro, para os alunos do 5º ao 9º ano. Já os alunos do 2º ano farão a prova de 10 a 14 de novembro. E a prova Saeb será aplicada de 20 a 31 de outubro para os alunos do 5º e 9º ano.
Entre as principais ações realizadas pela Smed estão os aulões de Língua Portuguesa e Matemática, com revisão e aprofundamento dos conteúdos, aplicação de simulados e questionários contextuais, preparando os alunos para o formato das avaliações, além de avaliações formativas e testes de leitura, com foco na identificação de dificuldades e no acompanhamento das aprendizagens, caminhadas pedagógicas nas salas de aula, promovendo diálogo e conversas individuais ou em grupo com os alunos para orientar, esclarecer dúvidas e estimular a participação, momento de escuta e orientação pedagógica com os professores e alunos, fortalecendo o vínculo professor/aluno e a compreensão do processo avaliativo.
Outra estratégia é o Dia D, realizado em duas etapas, com envolvimento de professores e coordenadores em 44 Unidades Escolares, para levar orientações estratégicas e planejamento conjunto. Para além disso, há formação continuada para profissionais da educação, a fim de aprimorar práticas pedagógicas, reforço escolar direcionado aos alunos, com observância das necessidades individuais, acompanhamento pedagógico sistemático nas escolas, para fortalecer o monitoramento das aprendizagens, e divulgação de vídeos “A Hora da Dica”, com informações e lembretes sobre as avaliações.
- Ronílson
- Edgard Larry
- Alexsandra
Segundo o secretário Edgard Larry, nesta reta final é fundamental a participação de todos para garantir um processo de avaliação de excelência e, sobretudo, para consolidar a aprendizagem e o sucesso dos alunos. “Contamos com todos para juntos alcançarmos os melhores resultados”, disse.
“A Secretaria Municipal de Educação mantém apoio direto a toda rede de ensino para assegurar que o processo de avaliação seja conduzido com rigor, qualidade e foco nos resultados”, afirmou o coordenador do Núcleo Pedagógico, Ronílson Ferreira.
A coordenadora dos Anos Iniciais da Smed, Alexsandra Alves, salientou que as estratégias que estão ocorrendo nas escolas foram recebidas com entusiasmo e responsabilidade por todos os profissionais envolvidos. “Tivemos o cuidado de organizar Ações Formativas in loco com coordenadores e professores que atuam nas turmas do 2º e 5º ano, momentos importantes para dialogar, orientar e refletir sobre a progressão e os últimos resultados das turmas, reafirmando, sobretudo, que a Smed se faz presente em todas as etapas do processo”.
Alexsandra está otimista com relação ao resultado. “Todo esse percurso exige dedicação, entrega, responsabilidade, força, tempo e determinação. É com esse espírito coletivo que seguiremos até o final do ano letivo, certos de que estamos proporcionando uma aprendizagem significativa e, acima de tudo, garantindo o direito social a uma educação pública de qualidade para todos os alunos matriculados na Rede Municipal”.

EM Prof.ª Helena Cristália Ferreira
Escolas – A coordenadora da Escola Municipal Prof.ª Helena Cristália Ferreira, Luciene Matos, disse que a escola vem se empenhando em ações para fortalecer as Atividades Complementares (ACs), além do acompanhamento da frequência e da aprendizagem dos alunos. De acordo com ela, a equipe de professores tem redobrado a atenção nas atividades direcionadas à recomposição da aprendizagem, atentas às dificuldades específicas dos alunos, e a equipe da Coordenação Pedagógica da Smed tem dado todo apoio e atenção necessários para garantir reforço aos alunos que vão fazer as avaliações, com apoio à coordenação escolar e aos professores, além de visitas de orientação e encaminhamento de ações. “Os alunos estão se sentindo acolhidos e valorizados, estimulados a demonstrar todo o seu potencial. Cremos no sucesso de todos com esse empenho coletivo”.
Coordenador na Escola Municipal Anísio Teixeira, Welington Borges destacou uma reunião com a participação ativa dos professores do 5º Ano, da equipe gestora e do Núcleo Pedagógico da Smed. “Esse movimento de parceria é essencial, pois garante que as orientações pedagógicas cheguem à sala de aula de forma contextualizada e, ao mesmo tempo, permite que as demandas e experiências da escola sejam ouvidas e consideradas na tomada de decisões”.

Escola Anísio Teixeira
Mais informações também na matéria https://www.pmvc.ba.gov.br/acoes-da-smed-ajudam-alunos-da-rede-municipal-na-preparacao-para-avaliacoes-estadual-e-nacional-da-educacao-basica/.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC