A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurc), com a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), está intensificando a recuperação da rede de drenagem e pavimentação da Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América. A obra visa renovar o sistema de drenagem e garantir maior eficiência no fluxo das águas pluviais que passam pelo bairro.
A equipe da Emurc já concluiu a terraplanagem e a imprimação no primeiro trecho da via, onde a recomposição da rede foi finalizada. Até o momento, foram instalados 760 metros de meio-fio e 190 metros quadrados de piso tátil, o que corresponde a mais de 60% do total previsto para essa fase.
A empresa segue com as obras do canteiro central da avenida antes da fase de imprimação que precede à aplicação do asfalto, e ainda será plantada a grama.
O novo sistema de drenagem está sendo implementado com tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), uma tecnologia moderna que oferece maior durabilidade, resistência e capacidade de escoamento das águas pluviais. Mais de 100 tubos já foram colocados ao longo da avenida, complementados por outros dispositivos de drenagem que visam otimizar o fluxo e prevenir alagamentos em períodos de chuvas intensas.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Iuri Bastos, o trabalho é essencial para solucionar um problema antigo de alagamentos na Avenida Francisco Sabino e no bairro Vila América. “Estamos implantando uma nova rede de drenagem com tecnologia mais moderna e durável, que vai garantir maior eficiência no escoamento da água. Apesar de ser um trabalho complexo e de longa duração, os avanços já são visíveis e vêm trazendo melhorias concretas para os moradores do bairro Vila América”, declarou.
Janaína Sena trabalha em uma lanchonete em frente à avenida. Ela declara que a população e principalmente os comerciantes anseiam pelo término de mais uma obra de qualidade, semelhante a da feira do Vila América situada na mesma avenida. “As pessoas gostam de novidade e de ver a rua arrumada. Fica melhor também para a gente, que mexe com alimentos, pois a poeira atrapalha. Acredito que irá melhorar muito, do mesmo modo que aconteceu com a feira”, declarou.

Janaína
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC